O Serviço SolSal de Manique da Fundação Salesianos passou a integrar a Rede Social do Município de Cascais. No 48.º Plenário do CLAS – Conselho Municipal de Ação Social a edilidade apresentou uma reportagem em vídeo do projeto salesiano.
Rita Nicho, do SolSal de Manique, falou sobre o serviço social salesiano, projeto que começou em 2012 com a Escola Socio-Desportiva Sportbosco, uma parceria entre os Salesianos e Fundação Real Madrid.
A Sportbosco do Serviço SolSal de Manique une a pedagogia da Fundação Real Madrid, que aborda o desporto como escola de valores, à caridade pastoral como princípio salesiano orientador de todo o projeto. Destinado a crianças e a jovens carenciados do concelho de Cascais entre os 9 e os 16 anos de idade, a Sportbosco oferece atividades desportivas e apoio ao estudo a cerca de uma centena de crianças e jovens.
A Sportbosco proporciona aulas de futebol e de basquetebol, e uma vez por semana de natação. Funciona diariamente, de segunda a sexta-feira entre 15h30 e as 19 horas, exceto às quartas-feiras em que o horário é das 14 horas às 17h30. Nas pausas letivas, a Escola Socio-Desportiva é também uma saudável forma de ocupar os tempos livres, com a realização de estágios desportivos complementados com atividades lúdicas e culturais.
Mais recentemente o Serviço SolSal de Manique abriu outra valência, o Serviço de Atenção à Família que dá apoio a crianças e a jovens e respetivas famílias através de acompanhamento técnico, orientação social, formação e apoio com bens de primeira necessidade, alimentares e de higiene pessoal. As ajudas dadas resultam da angariação de bens pelo Banco SolSal, para o qual contribui a comunidade escolar e, desde há alguns meses, das ofertas do Banco Alimentar.