Tradicionalmente, o verão é um tempo de preparação do ano educativo-pastoral seguinte e por isso é compreensível um abrandamento na comunicação, mas para que não baixemos o nosso alcance nas Redes Sociais, é importante manter o nível de qualidade e a regularidade nas publicações.
No verão tiramos férias dos nossos trabalhos, aulas e outras atividades, mas há uma coisa da qual não conseguimos tirar férias… o acesso à internet e às redes sociais. Se estamos mais disponíveis, é lógico que as interações nas redes sociais aumentem e, por isso, é importante manter contacto com a nossa comunidade para continue, efetivamente, a ser… uma comunidade.
Arrisque!
Sabemos que existe algum receio de inovar muito na comunicação que fazemos. Os motivos são vários…. Seja porque falamos em nome de uma instituição católica bicentenária ou porque nunca definimos o tom de voz da nossa “marca”, a verdade é que acabamos por fazer sempre o mesmo. Mas, se a pandemia nos obrigou a sair da nossa zona de conforto, o verão pode ser mais uma oportunidade de fazer coisas diferentes e partilhar conteúdos diferentes.
Aposte na imagem
O verão é luz, calor e cores bonitas! Tiramos fotos das nossas férias, das experiências que vivemos e dos momentos que celebramos, mesmo em pandemia. Use essa oportunidade para apostar na imagem e em especial no Instagram, recorrendo a imagens coloridas, cuidadas e que transmitam a mensagem que pretende passar com aquela “summer vibe” que todos gostamos nesta altura.
Comunique com a sua comunidade
Se as pessoas estão mais disponíveis para as redes sociais, à partida estarão mais disponíveis para “falar” connosco, por isso interaja mais. A principal vantagem da nossa presença nas redes sociais não é partilhar notícias, é poder falar com a pessoas. Faça perguntas, pequenos quizzes e jogos, partilhe fotos dos seus seguidores, etc. Além de melhorar a comunicação com os seus seguidores, é também uma forma de arranjar conteúdos que nesta altura são mais difíceis de obter de outras formas.
Adira a campanhas existentes
No verão a comunicação deve ser mais leve e uma das formas de o fazer é aderir a campanhas já existentes nas redes sociais como #MusicMondays ou #TBT (Throwback Thursdays). Estas e outras campanhas semelhantes estão bem estabelecidas nas redes sociais em todo o mundo e serão bem aceites pelos seus seguidores. Mesmo os que não as conhecem, depressa ficarão familiarizados com estas hashtags e ficarão à espera de publicações regulares nesses dias específicos.
E principalmente… conheça o seu público
Todas estas sugestões devem ter em conta o nosso público, a nossa comunidade. É importante conhecê-la bem para que cada novidade seja bem aceite e suscite uma reação nas pessoas. Lembre-se sempre que o mais importante não é o número de seguidores que temos, mas o numero de interações que os nossos seguidores têm com os nossos conteúdos, pois significa não só que viram o que lhes dissemos, mas também que essa mensagem lhes tocou de alguma forma.