No decorrer de um encontro online organizado pelo Conselheiro Geral para as Comunicações Sociais, Pe. Gildásio dos Santos Mendes, realizado no final do mês de agosto, foi constituída a Comissão Internacional Salesiana de Comunicação Social.
A comissão será coordenada pelo Pe. Ernest Rosário e irá reunir anualmente em Roma, permitindo o encontro pessoal, o debate e o aprofundamento de ideias comuns para a comunicação. Para além disso, será também uma oportunidade para a Comissão reunir com o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime.
“Será importante realizar estas reuniões anuais porque é fundamental discutir, debater e ter uma noção clara de quais são as nossas ideias comuns”, afirmou o Pe. Gildásio dos Santos Mendes.
O encontro contou com a presença dos Coordenadores dos Delegados para a Comunicação Social das várias Regiões Salesianas: Zaida Elisa Navarrete (América), Pe. Pierluigi Lanotte (Europa Mediterrânea), Pe. James Gardner (Europa Centro-Norte), Pe. Ernest Rosario (Ásia Sul), Pe. Lijo Vadakkan (África-Madagáscar) e Pe. Peter P Chinh (Ásia Leste-Oceânia). Durante o encontro, cada delegado apresentou a realidade de sua Região de origem e partilhou propostas para o futuro.
O Conselheiro Geral para as Comunicações Sociais pediu aos participantes que incentivem os delegados a trabalharem no futuro Instrumentum Laboris da comunicação social. “Queremos envolvimento, seria triste escrever um documento sozinho, devemos trabalhar juntos, isso é realmente fundamental”, disse ainda.
A função dos membros da comissão será animar e dar continuidade às orientações do Dicastério em cada Região.
A comissão foi ainda convidada a levar em conta o programa do Reitor-Mor para o próximo sexénio, para que, com clareza, as orientações e sugestões do Reitor-Mor sejam incluídas no plano de comunicação do próximo ano e destacou o tema da ecologia, prioritário no programa, como um assunto a incluir nesses planos.