Este ano, tal como bem sabemos, não foi possível juntar as famílias dos nossos alunos na Festa de Natal dos Salesianos do Porto. De forma a superar esse obstáculo resolvemos filmar os diversos espetáculos e fazê-los chegar aos Pais e Encarregados de Educação.
O Pré-escolar apresentou “Da semente à Flor”, espetáculo que representou esse trajeto intercalado com as alegrias e as dificuldades que estão a viver na sua horta pedagógica.
Os alunos do 1.º Ciclo questionaram-se sobre “Quantas cores o mundo tem?” ao mesmo tempo que nos recordaram que cada um de nós é um universo e uma viagem porque nascemos diferentes mas somos todos iguais.
Os alunos da disciplina de Performance dos 5.º, 6.º e 7.º Anos, acompanhados pelos seus professores, debruçaram-se sobre o tema as migrações para a sua apresentação. A inspiração partiu de um livro sem palavras que narra com imagens a viagem de um grupo de animais que deixa para trás uma floresta em decadência e procura um novo mundo. O livro, que já recebeu vários prémios, intitula-se “Migrantes” da autora peruana Issa Watanabe.
O vídeo do espetáculo foi partilhado com os pais e com a autora de “Migrantes” que enviou uma bonita mensagem à professora responsável:“Querida Liliana, este deve ser um dos presentes mais bonitos que já recebi: emocionei-me tanto que quase me pus a chorar vendo a obra. Não só porque o meu livro tenha contribuído em parte da inspiração, mas também pelo trabalho maravilhoso que realizaram as crianças. As máscaras, as malas, as ondas, o movimento, a expressão que conseguiram transmitir, tudo!! Gostaria muito de lhes mandar alguma saudação e agradecimento, diz-me se é possível e qual seria a melhor maneira. Mando-lhes um beijo muito grande e todo o meu carinho.” Issa Watanabe