Por ocasião da Solenidade de São João Bosco, celebrada em todo o mundo no último domingo, 31 de janeiro, os Salesianos apresentaram o vídeo publicitário “Limited edition – Os jovens não são todos iguais, são todos únicos”.
O vídeo de 30 segundos mostra como, 133 anos após a morte do Fundador, o carisma educativo de Dom Bosco continua a animar a missão dos Salesianos entre os jovens das mais díspares necessidades e geografias, para valorizar a autenticidade de cada um deles, que é única, irrepetível, exclusiva.
Numa entrevista recente à revista Famiglia Cristiana, o Pe. Ángel Fernández Artime explicou: “A nossa marca de identidade são os jovens, a sua educação, a formação das crianças e dos adolescentes. Tudo o mais – oratórios, escolas, colégios ou centros de formação profissional, casas de acolhimento para menores imigrantes, paróquias, centros juvenis, instituições universitárias – são meios, dirigidos a um mesmo fim: preparar as jovens gerações para a vida. O nosso método educativo continua a ser o de Dom Bosco, isto é, o Sistema Preventivo. Ele representa muito mais que uma pedagogia”.
Os Salesianos são a maior organização educativa no mundo dedicada à formação e evangelização juvenil. Fundados por São João Bosco, educador santo, italiano do século XIX, eles estão presentes em 134 países, com 1.802 institutos salesianos caracterizados por oratórios, escolas e Centros de Formação Profissional.
O anúncio institucional está disponível em nove idiomas: italiano, albanês, alemão, árabe, eslovaco espanhol, francês, inglês e português.