Salesianos acolhem vítimas das cheias

Timor-Leste: Salesianos acolhem vítimas das cheias

Uma inundação repentina causada por chuvas torrenciais em redor da capital de Díli, Timor-Leste, bem como algumas ilhas próximas na Indonésia Oriental, incluindo a ilha das Flores e a parte ocidental da ilha de Timor, Indonésia, nas primeiras horas da manhã, entre as 3 e as 5 da manhã, do Domingo de Páscoa. Até à data, há mais de 160 vítimas de deslizamentos de terras e casas enterradas sob lama, quilómetros de estradas destruídas, e milhares de pessoas deslocadas. Em Díli, a água dos rios sobe até 2 a 4 metros acima do nível normal.

Embora a precipitação principal tenha parado na segunda-feira 5 de abril, o nível da água ainda era elevado. As operações de salvamento continuam a procurar desaparecidos e a restaurar as estradas e as ruas da área afetada.

Os Salesianos de Dom Bosco da Visitadoria de Santo Callisto Caravario, com sede em Díli-Comoro, um dos centros desta catástrofe natural, estão agora a acolher no seu complexo Comoro Dom Bosco cerca de 3.000 pessoas que fugiram das suas casas devido a esta calamidade. Foram distribuídos alguns cobertores, alimentos e medicamentos básicos. Também o Arcebispo de Díli, D. Virgílio da Silva, sdb, esteve presente com as suas palavras de consolo aos refugiados das cheias.

Ao mesmo tempo, toda a Família Salesiana – através das comunidades das Filhas de Maria Auxiliadora que também estão presentes em Comoro, os Salesianos Cooperadores, os membros da Associação de Maria Auxiliadora e dos Antigos Alunos de Dom Bosco – estendeu as suas mãos às vítimas das cheias.

Atualmente, a Visitadoria de Timor-Leste tem 11 comunidades canónicas, três das quais localizadas precisamente na capital do distrito de Díli-Comoro, com a paróquia de Maria Auxiliadora, Centro Técnico Dom Bosco, um centro TVET, com um grande oratório e uma comunidade pós-noviciado com o Centro de Estudos de Filosofia. Além disso, a casa provincial está situada em Díli-Comoro.

Leia também  Último aviso pelo planeta

Por outro lado, os Salesianos de Dom Bosco ainda não estão presentes nas províncias da Indonésia Oriental afetadas pelas cheias repentinas, especialmente na Ilha das Flores. A única presença é a comunidade de Dom Bosco de Sumba, aparentemente sem grandes danos. “Rezemos pelo povo de Timor-Leste e da Indonésia Oriental e mostremos a nossa solidariedade”, dizem os Salesianos.

Artigos Relacionados