Ensino do inglês nas escolas salesianas passará a ter a certificação da Cambridge University Press & Assessment

Foi hoje apresentado nos Salesianos do Estoril o protocolo entre a Fundação Salesianos e a Cambridge University Press & Assessment. Ensino do inglês nas escolas salesianas passará a ter a certificação desta instituição.

O protocolo, apresentado hoje, dia 9 de fevereiro, pelas 10 horas, tem como objetivo o progressivo incremento da proficiência em língua inglesa de todos os alunos salesianos, propiciando a sua certificação com o nível C1 (Advanced English) no final da escolaridade obrigatória.

Esta iniciativa, com um cariz inclusivo e de relevante mais-valia para a formação integral dos jovens alunos das escolas salesianas, permitirá a todos, desde a educação pré-escolar ao final do ensino secundário, a integração em ambientes educativos inovadores, promovendo o uso da língua inglesa em contextos de ensino e aprendizagem formais e informais. Este protocolo constitui, assim, uma firme aposta numa formação que valoriza o multilinguismo como ferramenta incontornável para uma plena integração dos jovens nos contextos académicos, profissionais, pastorais, evangelizadores e sociais dos nossos tempos.

Pe. Tarcízio Morais, sdb

Pe. Tarcízio Morais, sdb, Coordenador da Equipa da Área Educativa da Fundação Salesianos, afirma que “a educação é um dos pilares mais importantes da nossa sociedade que nos ajuda a construir um futuro baseado na formação e na Fundação Salesianos estamos, constantemente, a investir no talento dos nossos jovens. Vivemos numa sociedade global e numa era orientada pelo aumento da mobilidade de estudantes e futuros profissionais que acarreta novos desafios. E a pensar nestas exigências com que os nossos jovens se deparam, a Fundação Salesianos divulga hoje esta parceria com o Cambridge University Press e Cambridge Assessment English, que visa impulsionar a inovação e o valor social e pastoral da formação integral. Somos uma instituição que acompanha a evolução, a transformação e a elaboração do melhor currículo para os nossos estudantes”. E conclui “a universalidade do inglês permite aos alunos salesianos preparem-se melhor para no futuro próximo poderem concorrer a universidades estrangeiras assim como no futuro poderem aceder ao mercado de trabalho mais facilmente com a certificação Cambridge Assessment English.”

Leia também  Alunos dos Salesianos do Funchal celebram Santidade Juvenil
Carlos Carreiras
Hélder Sousa
Nuno Rogeiro

Sobre esta parceria estratégica inovadora, Elaine Blaus, Diretora Comercial da Cambridge English para a região da Europa, refere: “O protocolo que assinamos hoje com a Fundação Salesianos, em Portugal, é de grande importância para Cambridge University Press e Cambridge Assessment English. Representa o nosso compromisso em apoiar todos os anos milhares de alunos das várias escolas salesianas, acompanhando-os com recurso aos nossos livros de texto e demais materiais pedagógicos, à medida que caminham na sua aprendizagem, e assegurando a monitorização do seu progresso através dos nossos exames de reconhecida qualidade internacional”.

Participaram na sessão o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, Elaine Blaus, pela Cambridge University Press & Assessment, para além dos salesianos Pe. Tarcízio Morais e Pe. Artur Pereira, diretor dos Salesianos do Estoril, e Hélder Sousa, consultor da Equipa da Área Educativa da Fundação Salesianos. Nuno Rogeiro, jornalista e comentador, foi convidado a falar sobre as virtualidades e as mais-valias do inglês nas questões da multiculturalidade e do multilinguismo. Encerrou a sessão o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça.

O Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, encerrou a sessão

Artigos Relacionados