As comunidades de Mirandela e Évora prepararam várias atividades para assinalar a solenidade do Fundador dos Salesianos, pai e mestre dos jovens e modelo de santidade. Um concurso, magia e jogos tradicionais animaram o dia.
A comunidade educativa e pastoral dos Salesianos de Mirandela, levou a cabo um tríduo em honra de São João Bosco, de 28 a 30 de janeiro.
O primeiro dia do tríduo foi dedicado a recordar a vida de Dom Bosco, com a realização de um encontro em formato online, à noite, permitindo a participação da comunidade. No segundo dia, a Eucaristia foi presidida pelo Pe. Joaquim Taveira, Delegado Nacional da Família Salesiana, e animada pelos jovens do Movimento Juvenil Salesiano. No final, cinco novas Salesianas Cooperadoras fizeram a sua promessa. O terceiro dia de preparação foi dedicado à vida sacerdotal de Dom Bosco. No dia 31, a celebração da solenidade de São João Bosco foi presidida pelo pároco, Pe. João de Brito Carvalho.
Nos 10 dias que antecederam a festa, na boa-noite aos jovens da Casa de Acolhimento, foi exibido um filme sobre Dom Bosco. A apresentação do filme teve como objetivo, além de enriquecer o conhecimento destes jovens, prepará-los para um concurso. No dia 31, depois da celebração da Missa e do jantar, realizou-se a prova em que todos participam e responderam individualmente às perguntas que lhes foram dirigidas. O Pe. Casimiro Morais dirigiu umas palavras aos rapazes e apresentou a prova. O júri, o Pe. Luís Vilela, Pe. José Carlos Patrão e o técnico da casa Ricardo Gomes, avaliaram as prestações. Os cinco melhores classificados, Marco Filipe, Eduardo Batista, Carlos Dinis, Rafael Luciano e Ângelo Caetano, receberam um prémio entregue pelo diretor, Pe. João de Brito.
Nos Salesianos de Évora o centro da festa foram sem dúvida as várias Eucaristias, por ciclo, celebradas na igreja paroquial de Nossa Senhora Auxiliadora e presididas pelo Pe. Fernando Lopes, responsável pelo Departamento da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Évora.
Nas salas de aula os alunos apresentaram truques de magia, recordando as brincadeiras de Dom Bosco; os jogos tradicionais trouxeram animação ao pátio; e para os alunos da creche e do pré-escolar houve uma representação de São João Bosco com recurso a materiais reciclados. Os alunos mais velhos participaram numa conferência conduzida pelo antigo aluno Paulo de Jesus Oliveira, com o título: “Dom Bosco, os jovens e a esperança”.