Recuperação do recinto desportivo da Escola Salesiana de São Vicente. Este é um local sobejamente utilizado quer, durante a semana, pelos alunos, quer aos fins de semana pelos jovens daquela área populacional, sobretudo da zona do bairro da Ribeira Bote.
Ao apoiar este projeto os benfeitores estarão a permitir que crianças, adolescentes e jovens, em risco, possam usufruir da prática desportiva, essencial para o seu crescimento e desenvolvimento.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são diversos os contributos da prática de desporto para o bem-estar físico e emocional dos mais novos. O exercício físico melhora a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a tensão arterial, a glicose, a resistência à insulina e a saúde óssea, ao mesmo tempo que reduz a gordura corporal de crianças e de adolescentes.
Para a OMS, os indivíduos entre os 5 e os 17 anos de idade devem praticar, pelo menos, uma hora por dia de atividade física.
Perante estes factos reveste-se de especial importância a recuperação deste recinto escolar e de lazer.
O desporto estimula o trabalho em equipa e favorece o convívio e a interação entre os mais novos, independentemente das suas diferenças étnicas, religiosas, socioeconómicas e culturais.
Outro dos contributos da prática desportiva é o fomento de valores como a disciplina, a igualdade, o respeito (nomeadamente pelas regras) e a amizade nas crianças e nos jovens, promovendo a cidadania ativa, a inclusão social e a capacidade de resolver conflitos de forma não violenta.
Apostando muito na passagem deste tipo de valores e reconhecendo a importância vital da prática de desporto para as crianças e jovens, a Escola Salesiana de São Vicente precisa, urgentemente, de renovar o seu recinto desportivo.
Usado, continuamente, durante a semana tanto pelos alunos da escola e os da escola sócio desportiva, bem como aos fins de semana pelos jovens que ali residem e outros que se deslocam, até ali, para praticar desporto, o recinto desportivo já não cumpre as funções para o qual foi pensado.
Há muita juventude em São Vicente (Cabo Verde), com muito tempo livre e, muitos deles, sem grandes oportunidades. A dedicação ao desporto e a atividades culturais, em ambientes positivos e cuidados, afasta-os da ociosidade e delinquência e proporciona-lhes experiências significativas para a sua educação.
Embora a Escola Salesiana tenha um acordo de cooperação com o Ministério da Educação, o valor do subsídio é insuficiente para colmatar todas as necessidades. A “placa desportiva”, como é vulgarmente chamado este espaço em Cabo Verde, tem sofrido com o desgaste quer da utilização quer do tempo, e não tem havido disponibilidade financeira para realizar uma verdadeira remodelação, como se pretende fazer agora.
O valor angariado destina-se à remodelação deste espaço desportivo, fulcral quer para a vida da comunidade escolar quer para a população residente.
Um dos murais pintados à volta será de homenagem aos doadores do projeto (caso exista consentimento para tal, o nome dos benfeitores figurará no mural).