Dois secretários de Estado que integram o XXIII Governo Constitucional que tomou posse na última quarta-feira, dia 30 de março, são antigos alunos salesianos.
A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e a Secretaria de Estado da Internacionalização – ambas dependentes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, – são agora ocupadas respetivamente por Paulo Cafôfo, antigo aluno dos Salesianos do Funchal, e Bernardo Ivo Cruz, antigo aluno de Lisboa.
Os dois novos governantes são antigos alunos salesianos, católicos, sendo Bernardo Ivo Cruz presença frequente na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora da Paróquia dos Prazeres.
O novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. A sua entrada na política aconteceu com a candidatura como cabeça-de-lista independente nas eleições autárquicas de 2013 à Câmara Municipal da Madeira e a reeleição em 2017. Em 2020 foi eleito presidente do PS Madeira.
Bernardo Ivo Cruz, antigo aluno dos Salesianos de Lisboa, é o novo secretário de Estado da Internacionalização. É consultor estratégico nas áreas das Políticas Públicas e Relações Internacionais e académico; Doutor em Ciência Política pela Universidade de Bristol no Reino Unido e licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa. Foi, entre vários outros cargos, subsecretário de Estado Adjunto e Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros no XVII Governo Constitucional e conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia durante a Presidência Portuguesa do Conselho de 2021.
Fotografias: Governo da República Portuguesa, Paulo Cafôfo e Bernardo Ivo Cruz