Em Macalé, na Etiópia, abriu um novo espaço no “Don Bosco Poly Technic College” para formação de técnicos de manutenção de veículos.
No dia 30 de maio, em Macalé, na Etiópia, realizou-se a cerimónia de abertura de um novo espaço no “Don Bosco Poly Technic College”, do Instituto Técnico-Profissional Salesiano, onde vai funcionar o programa “TechPro2” de formação de técnicos de manutenção de veículos.
A implementação do programa foi possível graças à colaboração entre a Fundação Onlus “Opera Don Bosco”, com sede em Milão, e a multinacional italiana CNH Industrial, construtor dos veículos comerciais IVECO, entre outros. O gigante industrial dos veículos comerciais vai formar os professores do “Don Bosco Poly Technic College” que irão lecionar os cursos e oficinas. A “CNH Industrial” vai fornecer todas as ferramentas, tanto teóricas como operacionais, com a doação de um veículo IVECO 682.
O TechPro2 é um programa de formação para jovens de todo o mundo lançado pela primeira vez em 2011 pela CNH Industrial. Macalé é o terceiro local onde o programa “TechPro2” é implementado. No final do curso, com duração de um ano, os 12 estudantes que se espera que o frequentem nesta primeira edição, receberão uma certificação especial em manutenção de veículos e terão a oportunidade de participar em estágios na rede de concessionários IVECO presentes na Etiópia, onde poderão adquirir uma experiência profissional valiosa e onde terão a oportunidade de procurar emprego diretamente.
Deste modo, os jovens que frequentam os cursos no centro salesiano aprenderão uma profissão estratégica para aquela região específica da África e da Etiópia, uma encruzilhada de grande tráfego de veículos pesados que passam por Macalé para chegar a diversas partes da África.“Estamos entusiasmados. O Instituto Técnico-Profissional Salesiano de Macalé é para nós um centro de formação estratégico, com vários cursos profissionais incluindo mecânica de motores, engenharia elétrica, mecânica de máquinas, soldagem, corte e costura”, explicou o Pe. Giuliano Giacomazzi, Superior da Província Salesiana Lombardo-Emiliana e membro do conselho da “Opera Don Bosco”.
Publicado no Boletim Salesiano n.º 575 de Julho/Agosto de 2019