De 1 de junho até 26 de julho o Reitor-Mor e o Conselho Geral estão reunidos para a Sessão Plenária de Verão. Reunião realiza-se em Valdocco na Casa-Mãe Salesiana, devido às obras em curso no edifício “Sagrado Coração”, de Roma, que abriga a Sede Central Salesiana. Obras deverão demorar dois anos a concluir.
Um compromisso tradicional, mas profundamente novo. A reunião semestral do Conselho Geral da Congregação foi oficialmente aberta na semana passada, 1 de junho de 2022, e irá até terça-feira, 26 de julho. O que torna especial esta Sessão Plenária de Verão do Conselho Geral é o facto de ser realizada na Casa-Mãe Salesiana, de Valdocco, por causa dos trabalhos de restauração que estão a ser realizados na Sede Central Salesiana, em Roma.
Esta é a primeira vez que a reunião do Conselho Geral eleito pelo Capítulo Geral 28 se faz em Valdocco, e por certo também não será a última: a previsão para as obras no edifício “Sagrado Coração”, de Roma, que abriga a Sede Central Salesiana, é de cerca de dois anos. Contudo, se a mudança de sede se deve a uma situação contingente, é também certo que a circunstância oferece uma nova oportunidade de nutrição espiritual na fonte da salesianidade de Dom Bosco para o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, e seus colaboradores mais próximos.
Nesse período, o Reitor-Mor e o Conselho terão em agenda outros eventos. De quarta-feira, 8 de junho, a quinta-feira, 23, o Curso de Orientação para Provinciais nomeados recentemente; a 23 de junho, o Encontro Fraterno Conjunto com o Conselho Geral das Filhas de Maria Auxiliadora; a 24 de junho, a Festa de Homenagem ao Reitor-Mor, por ocasião da festa onomástica de Dom Bosco (Natividade de São João Batista); e de 26 de junho a 2 de julho: Exercícios Espirituais em Annecy (França), seguindo os passos de São Francisco de Sales, liderados pelo salesiano Pe. Morand Wirth, excelente conhecedor e divulgador do santo Patrono da Congregação, cujo 400.º aniversário da morte ocorre este ano.