Antigo aluno salesiano do Estoril, Pedro Mota Soares, respondeu ao famoso questionário Proust para o jornal Diário de Notícias.
À pergunta quais “Os heróis da vida real?”, Pedro Mota Soares, antigo deputado da Assembleia da República do CDS-PP e antigo Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, respondeu “Jesus Cristo. E todos os que o querem imitar”.
Sobre os poetas favoritos, respondeu: “Shakespeare, Goethe, Camões, Pessoa e mais recentemente Amalia Bautista: «No fundo, são muito poucas as palavras que nos doem de verdade, e muito poucas as que conseguem alegrar a alma. E são também muito poucas as pessoas que nos comovem o coração, e menos ainda as que o comovem muito tempo. No fundo, são pouquíssimas as coisas que importam de verdade na vida: poder amar alguém e que nos amem, nunca morrer depois dos nossos filhos»”.
À última pergunta do questionário, “a minha divisa”, afirmou: “Não cometer os sete pecados sociais de Gandhi: Política sem princípios; riqueza sem trabalho: prazer sem consciência; conhecimento sem caráter; comércio sem moral; ciência sem humanidade; religião sem sacrifício”.