Dia Missionário Salesiano 2022: Comunicar Cristo hoje

O tema deste ano para a semana missionária salesiana convida-nos a “Comunicar Cristo hoje – #MissionáriosNaRede”. Em Portugal, a Semana Missionária decorre entre 4 e 11 de novembro, dia da 153.ª Expedição Missionária Salesiana.

“COMUNICAR CRISTO HOJE – #MissionáriosNaRede”: evangelizar é um ato de relação que necessita dos justos meios de comunicação para transmitir a mensagem do Evangelho. Este ano, a Jornada Missionária Salesiana pretende criar uma ponte entre a animação missionária e a comunicação social, aprofundando o tema do anúncio do Evangelho no mundo dos meios de comunicação social. Três elementos constituem o tema do Dia Missionário Salesiano de 2022: Comunicar, através de uma experiência concreta de educação para os meios de comunicação social; Cristo, a verdadeira fonte de todas as formas de comunicação do Evangelho; Hoje, aprofundando a relação entre os jovens de todo o mundo e os meios de comunicação social.

Uma das iniciativas para esta Semana Missionária Salesiana é animação do Dia Missionário nas Paróquias Salesianas.

A Paróquia de Alcabideche tem vindo a cuidar cada vez mais a comunicação como plataforma evangelizadora. A situação pandémica ajudou a comunidade a revitalizar esta equipa que foi sempre melhorando o acompanhamento pastoral à comunidade através do site, das redes sociais, boletim paroquial mensal, do grupo do WhatsApp, bem como a comunicação pessoal, e a comunicação das comunidades.

Como afirma o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, para comunicar bem Cristo hoje é preciso ser verdadeiro, autêntico. Não se deixar arrastar pela tentação de causar boa impressão, de parecer melhor, mais atraente e mais elogiado. Somente assim podemos ser comunicadores críveis e verdadeiros missionários. Sabemos que atualmente as palavras perderam o seu peso, o que mais conta são as imagens, símbolos, histórias, pessoas concretas. Neste sentido, em preparação da JMJ Lisboa 2023, a paróquia salesiana de Alcabideche está envolvida na divulgação do encontro e no acompanhamento. De facto, evangelizar é um ato de relação que necessita dos justos meios de comunicação para transmitir a mensagem do Evangelho. 

Leia também  Bicentenário de Dom Bosco em destaque na Rádio Renascença

No Funchal, em vésperas do campeonato do mundo de futebol, os alunos brincam com os cromos de futebol. Por todos os cantos da casa, é vê-los na tentativa de “conquistar” ao adversário o maior número de jogadores para a sua caderneta. A maneira de ser missionário destes jovens, tem sido a de jogar com eles o jogo paralelo do(s) outo(s) cromo(s). «Quais cromos?» «Então conheces e procuras os jogadores, teus ídolos do futebol, e desconheces os outros?» «Quais outros?» «Os santos. Os que, eventualmente, te deram o nome. Como te chamas? Francisco? António? João? Xavier? Joaquim? Sabias que o teu nome pode ter sido inspirado num santo? Pergunta aos pais. Amanhã dizes-me. Certo?» No dia seguinte, retoma-se a conversa… E assim se vai celebrando o dia missionário. Que (ainda) continua e continuará. Pelo menos enquanto durar o campeonato do mundo e porque a missão não conhece fronteiras. Todo o tempo e em todas as circunstâncias é tempo de missão.

Artigos Relacionados