No dia 29 de outubro, por ocasião da comemoração do 75.º aniversário da presença das Filhas de Maria Auxiliadora em Setúbal, a Casa Santa Ana esteve em festa.
A presença das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) em Setúbal celebrou no dia 29 de outubro o 75.º aniversário. A 29 de outubro de 1947 chegavam a Setúbal as primeiras irmãs salesianas – a Ir. Gina Magagnotti, diretora, Ir. Maria Mondino e Ir. Carmen Derch – para dar início à obra educativa na cidade com as meninas mais desprotegidas.
O aniversário foi assinalado com a Eucaristia de Ação de Graças na Igreja de São Julião, em Setúbal, seguida de um momento de festa na Casa Santa Ana.
Presidiu à celebração da Eucaristia o Padre José Lobato, Administrador Diocesano de Setúbal, e foram concelebrantes o Pe. Rui Gouveia, reitor do Seminário de S. Paulo de Almada, o Pe. Rui Rosmaninho, Pároco de S. Julião e Santa Maria da Graça, e os sacerdotes salesianos Tarcízio Morais e Domingos Santos.
Depois da Missa seguiu-se a festa com os alunos e comunidade das FMA de Setúbal no salão da escola que se prolongou pela tarde e que, em conjunto com todos aqueles que escrevem a história da Casa Santa Ana e colaboram na transmissão do carisma salesiano, foi uma expressão de gratidão pelos 75 anos de serviço das Filhas de Maria Auxiliadora em Setúbal.
A celebração foi igualmente uma oportunidade para partilhar memórias, que testemunham “gratidão, fé, dedicação e muita vontade por fazer a diferença na vida de todas as crianças e jovens que passaram e passam por esta «Casa que é Escola e esta Escola que também é Casa»”, recordou a direção da escola. “Gratidão a Deus pelo bom e belo que aí se sonha e vive desde 1947. Gratidão aos benfeitores que têm sido, a começar por D. Maria Ana Gamito, um auxílio imprescindível na criação e revitalização constante desta obra educativa e social. Gratidão aos colaboradores de todos estes tempos que oferecem o melhor do seu saber e saber fazer na educação das gerações que se vão sucedendo. Gratidão às jovens da Casa de Acolhimento, aos alunos, antigos alunos e pais que passam nesta casa parte da sua vida e daqui partem mais ricos, pelo que dão e recebem. Gratidão a todas as Filhas de Maria Auxiliadora que, desde a Ir. Gina Magagnotti e da primeira comunidade, aqui entregaram e entregam parte da sua vida levando aos jovens e crianças das várias épocas, a educação e a evangelização, na fidelidade ao Evangelho, segundo o sonho de D. Bosco e de Madre Mazzarello”.