A Câmara Municipal do Funchal atribuiu Certificados de Qualidade Ambiental a 65 entidades, premiando a separação de resíduos e a reciclagem. Os Salesianos do Funchal foram uma das instituições galardoadas.
A Câmara Municipal do Funchal premeia as boas práticas ambientais de empresas e instituições do município há vários anos. A separação de resíduos recicláveis é premiada com uma redução na taxa de gestão de resíduos sólidos, incluída na fatura da água.
Este ano, a autarquia entregou os Certificados de Qualidade Ambiental a 65 entidades, entre elas os Salesianos do Funchal. Destas 65, 36 foram distinguidas com qualidade de ouro e 29 de prata.
Na cerimónia que decorreu no Salão Nobre da edilidade, no dia 23 de junho, o presidente do município, Pedro Calado, anunciou que a autarquia vai alargar o âmbito da distinção, de modo a incluir mais instituições e munícipes.
A autarquia realizou, entre maio de 2022 e maio de 2023, 253 quantificações e caracterizações físicas aos resíduos indiferenciados, tendo sido analisada a percentagem de material reciclável a 135 entidades. Destas entidades, 65 cumpriram as boas práticas na separação de resíduos recicláveis.
A medida resultou numa redução total de cerca de 47 mil euros na fatura da água dos galardoados.