São 464 os participantes na XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos que terá início amanhã no Vaticano. Entre os participantes, 365 membros, incluindo 54 mulheres eleitoras e dois bispos chineses nomeados pelo Papa.
O próximo Sínodo sobre a Sinodalidade, começará no dia 4 de outubro, no Vaticano, e decorrerá até dia 29. Durante quatro semanas, cardeais, bispos, religiosos e leigos de todo o mundo estarão reunidos na Sala Paulo VI.
No dia 30, às 18 horas, Francisco presidiu na Praça São Pedro à Vigília ecuménica de oração “Juntos” de preparação da assembleia.
Amanhã, dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, a partir das 9 horas, o Papa Francisco preside na Praça São Pedro à Eucaristia com os novos cardeais e o Colégio Cardinalício, para a abertura da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.
Os participantes do Sínodo estão reunidos em retiro espiritual desde sábado, 30 de setembro, até hoje, 3 de outubro, na casa de retiros Fraterna Domus. As meditações estão a ser conduzidas pela Madre Ignazia Angelini e pelo Padre Timothy Radcliffe e estão a ter transmissão em direto do Vaticano, em italiano, inglês e espanhol.