A iniciativa “Aprendamos com as crianças” é promovida pelo recém-criado Dicastério para a Cultura e Educação, dirigido pelo Cardeal D. José Tolentino Mendonça, e vai decorrer no dia 6 de novembro na Sala Paulo VI, no Vaticano.
O anúncio foi feito pelo Papa Francisco no final a oração do Angelus no dia 1 de outubro. Ao seu lado, na janela sobre a Praça de São Pedro, Francisco teve cinco crianças entre os 7 e os 10 anos de idade da Síria, Ucrânia, Benim, Guatemala e Austrália.
“Um encontro para manifestar o sonho de todos nós: voltar a ter sentimentos puros como as crianças. Porque aquele que é puro como uma criança pertence ao Reino de Deus. As crianças ensinam-nos a clareza dos relacionamentos, o acolhimento espontâneo dos estranhos e o respeito por toda a Criação. Queridas crianças e todos vocês, espero aprender convosco”, disse Francisco.
Segundo a publicação feita no portal oficial Vatican News, o padre franciscano italiano Enzo Fortunato é o coordenador-geral da iniciativa. O sacerdote adiantou que o encontro vai contar com delegações de todo o mundo, incluindo países como Marrocos, Síria, Palestina e Ucrânia.