Invocou Santo António e São João de Brito, citou Pe. António Vieira e Fernando Pessoa, e até fez referência à calçada portuguesa. No Mosteiro dos Jerónimos, o Papa Francisco teve o primeiro encontro com os membros da Igreja em Portugal. Horas depois de aterrar em Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude, na oração das vésperas na Igreja de Santa Maria de Belém, com os bispos, os sacerdotes, os religiosos e os agentes da pastoral, e perto dos túmulos de Camões e Vasco da Gama, manifestou-se feliz por ali estar e poder rezar com eles e com os jovens. Recordou o episódio da pesca abundante e do chamamento dos discípulos para lembrar a atitude de Simão, que não desistiu apesar do cansaço e do desânimo, mas confiou. «Porque Tu o dizes, lançarei as redes» (Lc 5, 5).
Assim, instou a Igreja “a lançar de novo as redes e a abraçar o mundo com a esperança do Evangelho. Não é momento de parar, não é momento de desistir, não é momento de atracar o barco à margem […]; não temos que escapar deste tempo, só porque nos mete medo, para nos refugiarmos em formas e estilos do passado. Não! Este é o tempo da graça que o Senhor nos concede para nos aventurarmos no mar da evangelização e da missão”. E reforçou a necessidade de abrir a Igreja a “todos, todos, todos” para no final desejar: “Que Santo António interceda por vós e vos dê a alegria de uma nova pesca milagrosa”. “Depois contais-me, sim?”, brincou.
Francisco incluiu na viagem de cinco dias uma deslocação a Fátima, para rezar pela paz junto da imagem de Nossa Senhora. Na recitação do Terço com os doentes, na Capelinha, onde Maria se tornou “presente de um modo especial, para que a incredulidade de tantos corações se abrisse a Jesus”. Feliz, sorriu à multidão no recinto do santuário, naquela que foi a sua visita a um dos maiores locais de devoção mariana do mundo. A primeira foi em 2017, no centenário das Aparições, quando canonizou Francisco e Jacinta. Nesse ano o número de peregrinos superou todas as expetativas, tendo chegado aos 9,4 milhões de pessoas.
Fotografia: João Lopes Cardoso/JMJ Lisboa 2023
Publicado no Boletim Salesiano n.º 600 de setembro/outubro/novembro/dezembro de 2023
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.