Imagem do IX Congresso internacional de Maria Auxiliadora

IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora: Mãe e Mestra

Fátima recebe, de 29 de agosto a 1 de setembro de 2024, o Congresso Internacional de Maria Auxiliadora. Promovido pela Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), e destinado a todos os grupos da Família Salesiana, e demais devotos de Maria Auxiliadora, o congresso tem como principal objetivo dar a conhecer, aprofundar e difundir a devoção a Maria Auxiliadora.

Apresentando-se como uma proposta para todos os grupos da Família Salesiana, os Congressos Internacionais de Maria Auxiliadora reconhecem, no culto eucarístico e na devoção a Maria Auxiliadora, dois aspetos carismáticos do espírito salesiano.

O primeiro destes encontros foi convocado pelo Padre Egídio Viganò, e teve lugar em Turim, em 1988, no Centenário da morte de S. João Bosco. Desde essa data já houve mais sete Congressos Internacionais.

No último destes encontros, que teve lugar em Buenos Aires, na Argentina, em 2019, por ocasião do 150º aniversário da fundação da ADMA, foi anunciado que o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora teria lugar em Fátima, um local, por excelência mariano e de peregrinação.

Itinerário formativo

O tema escolhido paraIX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, “Eu te darei a Mestra”, recorda o “Sonho dos Nove Anos”, de Dom Bosco, do qual em 2024 se celebrará o bicentenário. Partindo do sonho, o objetivo é dar a conhecer, cada vez mais, Maria como Mãe e Mestra que acompanha e guia toda a Família Salesiana, no caminho rumo a Jesus e aos jovens, sobretudo mais necessitados.

O itinerário formativo, pensado como preparação para o Congresso, procurará aprofundar o “Sonhos dos Nove Anos” e será dividido em cinco temas e 10 etapas.

primeiro tema presente no sonho é, evidentemente, a missão oratoriana: aqui será analisado o carisma educativo, bem como o sistema preventivo, como caminho de santidade.

Leia também  Encontros com D. Bosco Especial Natal: discernir a vocação

segundo tema destacará o mistério da vida como vocação e missão, algo que está em nós, mas que é maior do que nós. Aqui, pensaremos sobre o tema da fé, discernimento vocacional, luta espiritual, vida cristã.

No terceiro tema somos convidados a pensar sobre a experiência de Deus, como presença e mistério, uma experiência que envolve os temas do encontro e do anúncio, da conversão e da fé, da contemplação e da ação, da liturgia e do apostolado.

quarto tema apresenta o estilo próprio do carisma salesiano, a amorevolezza. O objetivo será promover uma pedagogia do amor, totalmente inspirada na caridade de Deus, e, portanto, um estilo relacional marcado pela humildade e mansidão, benevolência e afabilidade.

último tema garante a oportunidade de refletir sobre o rosto feminino e maternal da Igreja, em todo o desígnio de Deus.

Participação no Congresso Internacional de Maria Auxiliadora

O processo de inscrição para o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora está já a decorrer. A inscrição é individual e poderá ser feita através do formulário que está disponível no site do congresso.

A participação terá o valor de 160 euros para adultos e de 60 euros para crianças e inclui o kit de participação, bem como as refeições de todos os dias do congresso, ou seja, desde o jantar de quinta-feira, dia 29 de agosto, até ao almoço de domingo, dia 1 de setembro de 2024.

Aguardando a participação de todos, o principal objetivo deste congresso é dar a conhecer, aprofundar e difundir a devoção a Maria Auxiliadora.

Fátima: lugar de culto Mariano

Considerada por São João Paulo II “o altar do mundo”, Fátima, e mais, propriamente, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima são o centro espiritual de Portugal.

Leia também  Graça Alves, cooperadora salesiana, nomeada diretora do Museu de Arte Sacra do Funchal

Aqui, em 1917, entre maio e outubro, Nossa Senhora apareceu, seis vezes, a três crianças simples e pobres pastorinhos: os irmãos Francisco e Jacinta Marto e sua prima Lúcia dos Santos.

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma resposta ao pedido, feito por Nossa Senhora, na aparição de 13 de outubro de 1917: “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário”. A “Capelinha das Aparições” foi, então, erguida em 1919, no local das aparições de 1917, na Cova da Iria e, desde então, o espaço do Santuário foi sendo edificado, em resposta ao significativo afluxo de peregrinos.

Pela sua história e ligação a Nossa Senhora, Fátima foi o local escolhido para receber o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora.

Não perca a oportunidade de participar numa manifestação de amor e fé a Maria Santíssima Auxiliadora.

Artigos Relacionados