Em 1915, 100 anos depois do nascimento de Dom Bosco, a Congregação Salesiana recebe uma das maiores honras. Giovanni Cagliero foi o primeiro missionário salesiano (1875), depois o primeiro Bispo (1884) e o primeiro a ser elevado a Cardeal (1915). Contemporâneo de Dom Bosco e do Pe. Miguel Rua, viveu uma longa vida, falecendo em 1926, aos 88 anos.
«Essa figura nobre de Missionario, que é o Salesiano Mons. Cagliero, acaba de receber da Santa Sé a mais lidima e gloriosa das consagrações de toda a sua vida […]. A Santa Sé, tendo em visto esses generosos sacrificios, e o incansavel zelo que o apostolo dos patagonios por mais de um quartel de seculo vem desenvolvendo sem se intimidar com empecilhos, acaba de o nomeiar Cardeal da Santa Egreja Romana. O jubilo que nos vae n’alma pelo fausto acontecimento, mais facil é imaginá-lo, que descrevê-lo. Nós sentimo-nos envaidecidos por pertencer á família religiosa que deu á Egreja figuras grandiosas, da bitola de João Cagliero. Nós sentimos no premio que lhe foi outhorgado, como que um forte incentivo a acrysolar-nos no espírito da Congregação que para elle foi tudo […]. A fronte do Apostolo, agora enramada de novos loiros, não se vae repoisar em molle e fofo travesseiro […]. Pelo contrario, de esperar é que o novo Purpurado ainda no campo da Egreja venha a fazer immenso bem; de esperar é que o seu zêlo, que até aqui se estendia a uma pequena porção do rebanho de Christo, agora que elle passa a viver á sombra de S. Pedro, no centro de Catholicismo, e ahi é constituído collaborador activo e efficaz do Santo Padre, abranja mais larga esphera e campo, de sorte que a sua benemerita acção se faça sentir efficaz ao longe e ao largo».
Arquivo Boletim Salesiano
D. Giovanni Cagliero (Cardeal em 1915):
O Papa Bento XV fê-lo Cardeal-Presbítero de São Bernardo nas Termas Dioclecianas,
no consistório de 6 de dezembro de 1915. Cagliero foi um dos cardeais que participaram no Conclave de 1922, que elegeu o Papa Pio XI. Esteve em Portugal em 1881, encarregado por Dom Bosco de avaliar a possibilidade de abrir uma obra em Lisboa. Visita também no Porto o Padre Sebastião Leite de Vasconcelos com o mesmo propósito. Giovanni Cagliero nasceu em Castelnuovo d’Asti, Itália, em 1838. Faleceu em Roma em 1926 aos 88 anos
D. Augusto Hlond (Cardeal em 1927):
Nasceu na Polónia em 1881.
Aos 12 anos partiu com o irmão para Itália
atraído pela fama de Dom Bosco. Foi Primaz da Polónia.
Opôs-se às violações dos direitos humanos
e da liberdade religiosa cometidas por Hitler.
Foi preso pela Gestapo
D. Raúl Silva Henríquez (Cardeal em 1962):
Nasceu no Chile em 1907. Advogado,
Bispo, Arcebispo e Primaz do Chile.
Defensor dos direitos humanos, terá evitado
a guerra entre o Chile e a Argentina em 1978,
recebendo o “Prémio de Direitos Humanos”
da Organização das Nações Unidas
D. Štěpán Trochta (Cardeal em 1969 e 1973):
Nasceu na Morávia Oriental em 1905.
Foi o único cardeal salesiano
a ser nomeado in pectore.
Sofreu sob o regime nazi e foi preso
nos campos de concentração
de Terezin, Dachau e Mauthausen.
Voltou a ser preso pelo regime
comunista checoslovaco
Outros Cardeais Salesianos (Entre 1985 e 2023):
D. Afonso Maria Stickler, austríaco (1985), D. Rosário José Castillo Lara, venezuelano (1985),
D. Miguel Obando Bravo, nicaraguense (1985), D. Antonio Maria Javierre Ortas, espanhol (1988), D. Antonio Ignácio Velasco Garcia, venezuelano (2001), Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, hondurenho (2001), D. Tarcisio Bertone, italiano (2003), D. Joseph Zen Ze-kiun, chinês (2006), D. Raffaele Farina, italiano (2007), D. Angelo Amato, italiano (2010), D. Ricardo Ezzati Andrello, italiano (2014), D. Charles Maung Bo, birmano (2015), D. Daniel Fernando Sturla Berhouet, uruguaio (2015), D. Cristóbal López Romero, espanhol (2019), D. Virgílio do Carmo da Silva, timorense (2022) e D. Ángel Fernández Artime, espanhol (2023) (Ler mais)
Publicado no Boletim Salesiano n.º 600 de setembro/outubro/novembro/dezembro de 2023; Nossa História/Fotografias de Arquivo
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.