A árvore de Natal que este ano decorará a Praça de São Pedro, no Vaticano, é um abeto com 56 anos. O pinheiro veio do Piemonte, no norte de Itália, e estava em risco de cair. No final das festividades, a madeira vai ser transformada em brinquedos para a Cáritas.
Na semana passada chegou ao Vaticano a árvore que vai decorar a Praça de São Pedro neste Natal. O abeto de 28 metros de altura veio do município de Macra, no Piemonte.
O portal de notícias da Santa Sé, Vatican News, explicou que o corte da árvore estava já previsto devido ao risco de queda. “No Piemonte, as árvores são importantes, não as cortamos por acaso. Esse abeto teve de ser cortado porque os bombeiros constataram que corria o risco de desabar, depois de 56 anos de vida”, disse o presidente da Região do Piemonte.
No final das festividades, a madeira vai ser transformada em brinquedos para a Cáritas.
“A árvore será decorada com luzes e uma tela com mais de sete mil estrelas alpinas secas, doadas por um paisagista piemontês, que darão o efeito de neve”, anunciou o Vaticano.
A inauguração do presépio, que este ano vem de Rieti, e da iluminação da árvore de Natal vai decorrer no dia 9 de dezembro, sábado, às 17h da hora italiana (menos uma em Lisboa). A cerimónia será presidida pelo cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano. De manhã, as delegações de Rieti e de Macra serão recebidas pelo Papa Francisco em audiência para a apresentação oficial dos presentes.
Segundo a Agência Ecclesia, a árvore e os presépios podem ser vistos até ao final do período de Natal, que coincide com a Festa do Batismo do Senhor no domingo, dia 7 de janeiro de 2024.