Dia Mundial do Voluntariado: saber amar é fazer sorrir

Num ano em que se celebram os ”sonhos”, a Pastoral dos Salesianos de Lisboa desafiou as turmas do Secundário a avançarem no desenvolvimento de iniciativas de ação social, em que pudessem explorar aquilo que são os seus sonhos no campo da missão e ajuda ao próximo.
Os alunos do 3º Ciclo foram, também, incentivados a desenvolver iniciativas que tenham um impacto positivo na sociedade.

“Avançamos no Sonho” foi o tema pastoral escolhido para este ano. Este tema convida-nos a duas atitudes: avançar e sonhar.

Dom Bosco é, para nós, o melhor exemplo de alguém que, a partir do “Sonho dos nove anos”, foi avançando contra todas as adversidades, até realizar aquilo que era o sonho de Deus para ele: ser o fundador de uma congregação dedicada à evangelização e educação dos jovens.

Foi com base neste tema, e no exemplo de vida que Dom Bosco nos deixou, que a Pastoral dos Salesianos de Lisboa desafiou as turmas do Secundário a explorar aquilo que são os seus sonhos no campo social, de missão, e de ajuda ao próximo, percebendo, também, de que forma podem trabalhar neles.

Empenhados em dar um pouco de si aos outros, os alunos das 34 turmas do Secundário procuraram identificar um projeto, instituição ou pessoa que, numa área semelhante, está a concretizar esse sonho, tentando perceber de que forma aquele sonho foi avançando até se tornar realidade. Por outro lado, os alunos tiveram também oportunidade de escolher em que ação de voluntariado gostariam de participar.

Concretizar o sonho

Nasceram assim várias iniciativas, em diferentes instituições, que vão contar com a participação dos alunos. Destaque para a iniciativa que será dinamizada pelo 12º A1, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, e que consiste em, semanalmente, auxiliar os doentes em diferentes tarefas dentro do hospital.

Leia também  Ângelo Freire: A guitarra portuguesa tem vida para além do fado
Hospital de Egas Moniz

Já os alunos do 11.º E3 optaram por visitar o Centro Social e Paroquial de São Francisco de Paula, localizado no Largo das Necessidades, em Lisboa, e que contempla um jardim de infância, algumas salas de refeições e espaços de convívio. Dividida em dois grupos a turma teve oportunidade de visitar algumas pessoas que são apoiadas pelo Centro, mas que se encontram nas suas próprias casas, bem como ajudar em diversas tarefas do Centro Social e Paroquial, nomeadamente, conviver com as crianças do jardim de infância e servir almoços aos idosos e conversar com eles.

Centro Social e Paroquial de São Francisco de Paula

Depois desta primeira experiência, Margarida Pereira Fernandes, do 11.ºE3 sublinha: “os alunos do 11.º E3 não vão ficar por aqui, vão continuar a ajudar este centro e a iniciativa que o mesmo promove. Com a ajuda de Dom Bosco, continuaremos a tentar ser bons cristãos e honestos cidadãos!”. 

Estão, ainda, a decorrer outras iniciativas, tais como uma recolha de sangue nos Salesianos de Lisboa, envolvendo a comunidade educativa (colaboradores, professores, pais, paroquianos, ex-alunos); a venda de rifas com o intuito de angariar um donativo para a SOUMA, uma instituição que trabalha com as pessoas desempregadas ou sem casa; bem como a colaboração com a Comunidade Vida e Paz na sua festa de Natal.

Outros sonhos

Com base no mesmo tema pastoral, cada turma do 3.º ciclo foi convidada, pela Pastoral, a ler e analisar um dos sonhos de Dom Bosco, para depois descobrir o tema de cidadania associado ao respetivo sonho: direitos humanos, interculturalidade, educação ambiental, saúde, media e voluntariado.

Posteriormente, cada turma foi incentivada a desenvolver um projeto, associado a esses temas, e que pudesse ter um impacto positivo na comunidade.

Leia também  Comissão Nacional Justiça e Paz pede ajuda para população de Cabo Delgado

Estão previstas visitas a lares de idosos, associações que trabalham com crianças, recolhas e entregas de vestuário e bens alimentares, entre outras ações.

Artigos Relacionados