Para a Família Salesiana, a devoção a Nossa Senhora com o título Auxiliadora dos Cristãos é uma tradição começada por São João Bosco e acolhida por gerações de Salesianos. Também em Portugal esta é uma devoção antiga. A publicação da “Novena em Louvor de Maria Virgem Auxiliadora” era destacada nas páginas do jornal Gazeta de Lisboa em 1832.
A 24 de maio celebra-se a Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, título de especial devoção para a Congregação fundada por São João Bosco e para a Família Salesiana. Mas também em Portugal esta devoção a Maria Virgem Auxiliadora é muita antiga.
Em 1832 era publicado na Gazeta de Lisboa, jornal periódico português editado entre 1715 e 1833, o anúncio da edição da “Novena em Louvor de Maria Virgem Auxiliadora”.
A obra destinava-se a todos os devotos e, especialmente, aos membros da Irmandade com o mesmo título, e era precedida “de uma noção abreviada da instituição, obrigações e vantagens desta Irmandade e de algumas orações devotas”.
A publicação da “Novena em Louvor de Maria Virgem Auxiliadora” deveu-se à iniciativa de um devoto que coligiu, do italiano e do latim, o conteúdo da obra.
O Boletim Salesiano agradece ao seu leitor Eduardo Gonçalves Rodrigues que fez chegar à nossa direção o documento digitalizado.
Nestes dias os ambientes salesianos da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana celebram a solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Família Salesiana e das obras salesianas.