Disciplina positiva

Salesianos do Porto participam em projeto europeu de disciplina positiva na educação

Os Salesianos do Porto estão a participar num projeto europeu de disciplina positiva na educação ao abrigo do Programa ERASMUS+, o programa da União Europeia de apoio à educação, à formação, à juventude e ao desporto na Europa. Professores, alunos, pais e encarregados de educação recebem formação.

Denominado “Positive Discipline in European Schools”, este projeto está a ser desenvolvido em conjunto com cinco escolas de França, Bulgária, Polónia, Hungria e Macedónia do Norte.

O programa é cofinanciado pela União Europeia e prevê formações presenciais e remotas para professores, alunos, pais e encarregados de educação, intercâmbios de alunos, encontros regulares para professores, pais, tutores e encarregados de educação para partilha e implementação da formação recebida.

O objetivo pretende alterar o paradigma no que respeita à abordagem dos problemas de disciplina nas escolas e nas famílias, desenvolvendo as competências pessoais, sociais e de aprendizagem dos alunos.

Disciplina positiva

O projeto “Positive Discipline in European Schools” tem como base a formação e tutoria de professores e pais na abordagem dos princípios da disciplina positiva, dotando os educadores de técnicas disciplinares eficazes e empáticas, estratégias de gestão de sala de aula que incentivam o envolvimento e a cooperação dos alunos sem recorrer a medidas punitivas, estratégias parentais para fortalecer as relações entre pais e filhos através de uma comunicação respeitosa e eficaz na família, para estabelecer limites e expetativas em casa, e de reforço positivo no desenvolvimento da autodisciplina.

Nos Salesianos do Porto o projeto é coordenado pela psicóloga do colégio, Mónica Freire, a Vice-diretora Pedagógica, Teresa Correia, e o Diretor, Pe. José Cordeiro, e envolve ainda cinco docentes na equipa de execução do projeto.

Desde o início do programa, em outubro de 2023, foi selecionado um grupo de docentes e de encarregados de educação que frequentou várias formações como workshops para lideranças escolares, criação de currículos, uma formação certificada em Disciplina Positiva pela Associação Americana de Disciplina Positiva.

Leia também  Efeméride: 150 anos das Filhas de Maria Auxiliadora

Internamente, na escola, foram depois criados grupos para partilha da formação recebida. Os grupos “Professores ajudam Professores” reúnem às terças-feiras, das 14h15 às 15h, e às quartas-feiras, das 13h30 às 14h15. As reuniões são um espaço para troca de experiências e estratégias entre os educadores, fortalecimento da comunidade escolar e melhoria da eficácia das práticas de disciplina positiva nas salas de aula. Os grupos “Pais Ajudam Pais” reúnem quinzenalmente à sexta-feira, das 18h30 às 20h30 e das 21 às 23 horas, e servem para os pais e encarregados de educação partilharem experiências, estratégias e novas abordagens pedagógicas.

Fazem também parte do projeto, as mobilidades estudantis para o intercâmbio de boas práticas, workshops experimentais sobre o desenvolvimento de competências no domínio da aprendizagem socioemocional, formação em tecnologias de informação e língua inglesa, e o desenvolvimento da criatividade, empreendedorismo, autonomia e de competências sociais e humanas dos alunos envolvidos.

Artigos Relacionados