Por ocasião do bicentenário do “Sonho dos Nove Anos” de Dom Bosco, o Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana convocou jovens de todo o mundo salesiano para um encontro, que será realizado de 11 a 16 de agosto, em Turim-Valdocco e no Colle Dom Bosco.
Faltam apenas 30 dias para o Sínodo Salesiano dos Jovens, iniciativa promovida e organizada pelo Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana na celebração do bicentenário do “Sonho dos Nove Anos” de Dom Bosco (1824-2024).
De 11 a 16 de agosto de 2024, centenas de jovens dos centros salesianos estarão reunidos em Turim-Valdocco e no Colle Dom Bosco para uma oportunidade de reflexão, partilha e projeção conjunta do futuro, com os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora.
O Sínodo Salesiano dos Jovens vai juntar 372 participantes de 83 países, 187 mulheres e 185 homens. A maior parte deles, 293, serão jovens, com direito a voto, incluindo os 14 membros da Secretaria do Sínodo, que representam as sete Regiões Salesianas, e 22 pré-noviços.
“Não se trata de um simples encontro de jovens: mas de um processo já iniciado há algum tempo nas Províncias, no qual os jovens foram convidados a caminhar juntos, ouvindo, falando e rezando com o objetivo de discernir também juntos o seu futuro e o futuro da Igreja – explica coordenador da iniciativa do Setor para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Joebeth Vivo, que organiza a iniciativa. Um encontro de escuta do outro, de aprendizagem com o outro, e de projetar o Evangelho nas suas vidas.
A metodologia do Sínodo da Juventude Salesiana foi pensada para valorizar o protagonismo dos jovens, e não o dos adultos educadores. Participam também no Sínodo, mas sem direito a voto, o Reitor-Mor, Cardeal D. Ángel Fernández Artime, e 41 salesianos representantes das regiões, responsáveis pelos conteúdos e espetáculos, logística, comunicação social, tradutores e organização; 18 Filhas de Maria Auxiliadora; 15 músicos e cinco técnicos leigos.
No desenvolvimento do debate sinodal serão constituídos os Círculos Menores, com base nos idiomas. Cada jovem participará no círculo do idioma que domina melhor (espanhol, português, francês, inglês, italiano) e cada círculo individual tratará de todo o Instrumentum Laboris (Instrumento de Trabalho). O Instrumentum laboris, que servirá de base e ponto de referência durante a discussão sinodal, já foi redigido e é fruto das sugestões e observações dos jovens das diversas Províncias. O objetivo dos Círculos Menores é dar aos jovens a oportunidade de expressar as suas opiniões e compará-las, para que no final emerjam, de forma concisa, as opiniões em que há consenso e sobre as quais não há. Em cada grupo, um moderador conduzirá a discussão e o relator resumirá as opiniões expressas.
Este será o último evento em que o Cardeal D. Ángel Fernández Artime irá participar enquanto Reitor-Mor da Congregação Salesiana. Na noite de 16 de agosto, aniversário natalício de São João Bosco, e último dia do Sínodo Salesiano dos Jovens, D. Ángel renunciará ao cargo, de acordo com o artigo 128 das Constituições Salesianas, e ficará ao serviço do Papa Francisco.