Pe. Giuseppe Allamano

Pe. Giuseppe Allamano, Antigo Aluno de Dom Bosco e fundador do Instituto Missionário da Consolata, vai ser canonizado

Pe. Giuseppe Allamano, sacerdote fundador do Instituto das Missões da Consolata, vai ser canonizado.

Nascido em Castelnuovo d’Asti, Itália, a 21 de janeiro de 1851, Giuseppe Allamano foi aluno de Dom Bosco no Oratório de Valdocco. Sobrinho de São José Cafasso, o guia espiritual de São João Bosco, São Giuseppe Allamano será o terceiro santo natural de Castelnuovo d’Asti, hoje designado Castelnuovo Dom Bosco.

Giuseppe cresceu entre os salesianos. Dom Bosco foi seu guia e confessor. Foi ordenado sacerdote em 1873, com 22 anos. Aos 29 anos foi enviado para dirigir o maior santuário mariano de Turim, dedicado à Madonna Consolata.

Atraído desde criança pelo ideal missionário, percebeu que missão ‘ad gentes’ era a realização máxima da vocação sacerdotal. Em 1901 fundou o Instituto Missionários da Consolata e o Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata nove anos depois.

Em 1912, num encontro com Pio X, sugeriu que o Papa estabelecesse um dia missionário anual para despertar as vocações missionárias. Foi Pio XI que, anos mais tarde, em 1927, instituiu o Dia Mundial das Missões.

Giuseppe Allamano faleceu em 16 de fevereiro de 1926. Foi beatificado em 1990 por João Paulo II. Será canonizado a 20 de outubro próximo, Dia Mundial das Missões.

https://www.osservatoreromano.va/it/news/2024-02/quo-041/la-perla-preziosa-del-beato-giuseppe-allamano.html

Artigos Relacionados