Consulta Regional Ibérica

Madrid recebeu Consulta Regional Ibérica da Associação dos Salesianos Cooperadores

Realizou-se nos dias 8 e 9 de junho, em Madrid, a Consulta Regional Ibérica da Associação de Salesianos Cooperadores. Na agenda esteve a monitorização do plano de atividades, a avaliação da associação a nível mundial e o próximo congresso mundial de 2026.

Realizou-se na Sede, La Salle, Marqués de Mondéjar 32, Madrid, a Consulta Regional Ibérica da Associação de Salesianos Cooperadores. Estiveram presentes os sete coordenadores das respetivas províncias: um de Portugal e seis de Espanha; o Coordenador Regional, Borja Pérez, e demais membros da Secretaria Regional 11. Estiveram presentes também os delegados e as delegadas e outros convidados.

A agenda, porque se tratava de uma reunião de monitorização do plano de atividades, foi a seguinte: administração regional e balanço de outros temas afins; comunicações das diversas províncias pelos seus coordenadores; ponto de situação do projeto SER 23-24; encontro regional 2023; Congresso Regional: preparativos, inscrições, horários, convidados, regulamentos, comissão preparatória, candidaturas…

Consulta Regional Ibérica

No segundo dia, a intervenção do Presidente Mundial da Associação dos SSCC, António Boccia, foi toda ela sobre o ponto de situação do Associação a nível mundial. Nela evidenciou, entre outros temas, a necessidade de no próximo congresso mundial de 2026 ser revisto o Regulamento do Projeto de Vida Apostólica, em vista de uma maior fidelidade ao projeto original de Dom Bosco quanto à Associação dos Salesianos Cooperadores.

Houve ainda a oportunidade para se reunirem por grupos os delegados e delegadas, o departamento da informação, a secretaria-geral e a Colaboração Salesiana com Jovens Missionários (CSJM). Por último, foi apresentado o orçamento para o próximo ano pastoral com as considerações necessárias.

Em Espanha, a Associação dos Salesianos Cooperadores é florescente, tem gente de muito valor e a seu cargo grande projetos e desafios levados a cabo com coragem e audácia, ao jeito de Dom Bosco.

Leia também  Preparação itinerário “Rise Up”: O caminho espiritual rumo à JMJ

Texto: Ir. Aldina Grazina e Pe. Artur Pereira

Artigos Relacionados