Os alunos da Faculdade Dom Bosco de Angadikadavu constroem casas para famílias necessitadas ao abrigo de um programa de voluntariado. Uma das casas foi entregue a uma mãe com um filho.
Os estudantes da Faculdade de Artes e Ciências Dom Bosco, localizada em Angadikadavu, uma cidade em Kerala, na Índia, construíram uma casa para uma mãe e para o seu filho ao abrigo de um programa do estado de serviço comunitário.
O National Service Scheme (NSS) é um programa de voluntariado criado no centenário do nascimento de Mahatma Gandhi em 37 universidades englobando 40.000 estudantes. Hoje o NSS conta com cerca de 3,86 milhões de jovens estudantes inscritos em 41.442 programas, espalhados por quase 400 universidades, mais de 16 mil Faculdades e Institutos Técnicos e mais de 28.500 Escolas Superiores em todo o país.
O programa faz parte da formação dos jovens indianos para a criação de consciência social e participação no bem-estar dos mais necessitados. O programa atribui um certificado no final de dois anos de serviço social e um total de 240 horas. Anualmente o voluntário tem de dedicar 20 horas a formação e 100 horas ao serviço comunitário.
O projeto da Faculdade de Artes e Ciências Dom Bosco tem o nome Sneha Veedu, ou Casa dos Afetos. Até à data, os alunos salesianos que integram o programa de voluntariado construíram cinco casas para famílias necessitadas da zona. O financiamento para a construção veio dos estudantes e do público através de programas de angariação de fundos.
A Faculdade Dom Bosco começou em 1994 como uma faculdade paralela à Universidade de Calicute, oferecendo cursos de pré-graduação, licenciatura e pós-graduação a cerca de 600 estudantes. Em 2002, foi elevada a faculdade autofinanciada, afiliada da Universidade de Kannur. Atualmente, oferece uma série de cursos, incluindo programas de pós-graduação em aplicações informáticas, comunicação e jornalismo e trabalho social. Existem também programas em literatura inglesa e matemática, entre outras áreas de estudo. O acesso à formação profissional e aos serviços de desenvolvimento da força de trabalho é altamente valorizado na Índia.
Publicado no Boletim Salesiano n.º 604 de julho/agosto de 2024
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.