De 30 de julho a 8 de agosto cerca de 600 jovens de Espanha e Portugal vão participar no Campobosco 2024. O Campobosco é já uma longa tradição dos Salesianos de Espanha e Portugal que, conjuntamente, dão a possibilidade aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano de conhecer, de perto, as origens das obras de São João Bosco e de Santa Maria Mazzarello.
De 30 de julho a 8 de agosto cerca de 600 jovens, entre os 19 e os 30 anos de idade, de Espanha e Portugal vão participar no Campobosco 2024.O tema do encontro deste ano é o bicentenário do Sonho dos Nove Anos, sonho profético que relata o encontro de Dom Bosco com o seu destino de educador e guia da juventude, indicado por Jesus e Maria, sua Mãe.
Organizado pela Pastoral Juvenil Salesiana dos dois Países, o Campobosco é um encontro de formação, de reforço do sentimento de pertença à Igreja e à Família Salesiana e de comunhão carismática entre os jovens dos centros juvenis salesianos de Espanha e Portugal. O itinerário tem início em Barcelona, cidade que São João Bosco visitou nos últimos anos de vida, de onde o grupo viaja em autocarros até à região do Piemonte em Itália. Colle Don Bosco, Becchi, Chieri, Mornese, Valdocco e Turim, são alguns dos locais mais importantes da vida e da formação de São João Bosco, da fundação da Sociedade de São Francisco de Sales e da construção da obra a favor dos jovens, e de Santa Maria Mazzarello, cofundadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.
No programa estão previstos os encontros com o Reitor-Mor, Cardeal-Arcebispo D. Ángel Fernández Artime; a Madre Geral das Irmãs Salesianas, Ir. Chiara Cazzuola; os Conselheiros Gerais para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García Morcuende e Ir. Runita Galve; o Conselheiro para a Região Mediterrânea, Pe. Juan Carlos Pérez Godoy; os Provinciais de Espanha, Pe. Fernando García e Pe. Fernando Miranda, a Provincial das FMA de Espanha, Ir. Charo Tem, e o Diretor do Centro Nacional Salesiano de Pastoral Juvenil de Espanha, Pe. José Miguel Núñez.
Esta é a 14.ª edição do evento; a primeira foi em 1981, em Mohernando, próximo de Guadalajara. Em 1986 foi organizado pela primeira vez o itinerário aos Lugares Salesianos em Itália, em retribuição à visita que o santo de Turim havia feito a Barcelona exatamente 100 anos antes. As edições seguintes foram realizadas em 1988 (no Centenário da morte de Dom Bosco), depois em 1991, 1994, 1997, 2001, 2004, 2007, 2010, 2014, 2018 e 2022 e a atual em 2024. Segundo a organização, estima-se que no total, mais de 8.250 jovens já participaram nesta experiência salesiana.
Mais informações e atualizações nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e Youtube do Movimento Juvenil Salesiano de Espanha.
Fonte: Salesianos.info/ANS