Os Salesianos do Estoril acolheram a terceira edição do XIV E-vangelizar. Após duas edições no Porto, este evento de formação pastoral reuniu, no dia 5 de outubro, catequistas e animadores da zona centro e sul do país.
Perto de 300 inscritos aderiram à terceira edição do E-vangelizar 2024. Organizado pela Salesianos Editora e Fundação Salesianos, este evento ofereceu aos participantes do Estoril dezanove workshops diferentes, com temáticas relevantes para a formação dos agentes pastorais.
O evento iniciou com um momento de oração, seguindo-se uma breve reflexão conduzida pelo Pe. Rui Alberto, diretor da Salesianos Editora, sobre a história da nossa esperança enquanto país.
O resto da manhã e toda a tarde foram preenchidas pela frequência nos ateliês, de acordo com a preferência individual de cada participante. De entre os workshops destacam-se os que versaram sobre o novo itinerário catequético Emaús, bem como os que se centraram na preparação das Festas da Catequese, Técnicas e Dinâmicas e Retiros com Adolescentes.
Com a duração de 75 minutos, e diferentes sessões ao longo do dia, a oferta diversificada de ateliês procura, por um lado, ajudar os “e-vangelizados” a treinar uma competência e, por outro, a oferecer o contacto com temas diferentes, e não tão tradicionais neste tipo de ação, como o “Stand-up comedy na evangelização”, “Rir com Deus” ou ainda ”Auto-estima: faz a diferença”.
O encontro foi também ocasião de os participantes escutarem e aprenderem o hino “Confia. Avançamos na esperança” que o Pe. Tarcízio Morais, Provincial dos Salesianos, compôs para assinalar o Ano Jubilar.
Com esta edição, o E-vangelizar reafirma-se como um espaço essencial para a formação pastoral e o compromisso sério dos Salesianos em contribuir para a educação e evangelização.