Há 16 anos que o Serviço SolSal dos Salesianos de Lisboa desenvolve ações continuadas e significativas que transformam e formam crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade, risco, perigo e exclusão social. Ao longo do ano educativo-pastoral 2023-2024, foi com alegria que o SolSal Lisboa “avançou nos sonhos” de 276 crianças e jovens e de 121 famílias, naturais de Portugal e de outros 17 países, acompanhando cada um/a rumo a uma vida mais feliz.
Na resposta às necessidades das crianças, dos jovens e das famílias foram desenvolvidas 13 ações continuadas e 14 outras iniciativas sociais, educativas, pedagógicas e pastorais. Este trabalho foi possível contando com a colaboração de 23 parceiros.
Toda a ação do SolSal Lisboa converge no acompanhamento das crianças e dos jovens. É um acompanhamento que, à luz da identidade carismática salesiana, visa a sua promoção integral. De entre as ações desenvolvidas com as crianças e com os jovens, destacam-se os programas de promoção de competências que abrangeram 62 crianças e jovens, os programas de aprendizagem colaborativa entre pares em que participaram 27 crianças e jovens, o acompanhamento psicológico de que beneficiaram 16 crianças e jovens, o acompanhamento individual na construção de projetos de vida que envolveu 14 jovens, o programa sócio educativo salesiano “1815” que acompanhou 13 crianças e o programa de psicomotricidade infantil que integrou sete crianças.
Nesta caminhada, com tantos momentos em ação que ficam no coração, as crianças e os jovens são sempre os protagonistas, mas reconhecendo que no seu acompanhamento todos os seus contextos são importantes, foram igualmente desenvolvidas ações para responder às necessidades das suas famílias. Destas ações, destacam-se a orientação familiar de proximidade que abrangeu 54 mães, pais e outros cuidadores, os encontros para a promoção da família em que participaram 39 mães, pais e outros cuidadores e as ações de apoio social que permitiram apoiar mais de 100 famílias carenciadas com 35 toneladas de bens de primeira necessidade.
De entre as muitas frases que marcaram a avaliação anual do ano educativo-pastoral 2023-2024, uma delas, referida por uma jovem, teve um significado especial: “Vocês são ajudantes de Jesus. Obrigada!”. Com esta frase no coração, o SolSal Lisboa persegue o compromisso de fazer crescer a solidariedade para com os mais pobres, partilhando recursos, desenvolvendo respostas que cuidem das suas necessidades e promovendo o seu desenvolvimento integral. É um compromisso iluminado pela esperança que, como uma luz, permite a todos os que acompanha, avançarem, mesmo quando tudo parece perdido.