Fundação Salesianos organiza Fórum de Discussão sobre o Ensino Profissionalizante

Fundação Salesianos organiza Fórum de Discussão sobre o Ensino Profissionalizante

Nos dias 23 e 24 de outubro vai decorrer, nos Salesianos de Lisboa, o Fórum sobre o Ensino Profissionalizante. Evento, com participação limitada, organizado pela Fundação Salesianos através do Centro de Formação Salesianos, vai juntar especialistas da área.

João Costa, antigo ministro da Educação; Joaquim Azevedo, membro do Conselho Nacional de Educação; João Santos, da Comissão Europeia; João Miguel Gonçalves, diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE); José Pacífico, Escola Profissional de Imagem EPI/ETIC; Magda Vicente, diretora da Escola Profissional Val do Rio – Pólo do Estoril; e Miguel Esquíroz, Fundação DBTech, da Província Portuguesa de Santiago el Mayor – Madrid, são os oradores convidados.

João Costa, Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa e antigo ministro da Educação, fará a sua intervenção no primeiro dia, às 10 horas, sobre a autonomia Pedagógica e de Flexibilidade Curricular.

Às 11h30, intervindo à distância, por videoconferência, o Professor da Universidade Católica Portuguesa e membro do Conselho Nacional de Educação, Joaquim Azevedo, fará a apresentação da evolução do Ensino Profissional em Portugal e na Europa e perspetivas de futuro.

João Santos, chefe de Unidade Adjunto na Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão na Comissão Europeia em Bruxelas, entidade responsável pelo Ensino e Formação Profissional, bem como pela orientação política do programa Erasmus+ neste sector, trará à discussão qual o perfil de escola e de aluno do Ensino Profissionalizante. A sua intervenção será às 14h30.

Para distinguir e definir modelos de Ensino Profissionalizante ou Profissional, foi convidado o diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), João Miguel Gonçalves, que fará a sua comunicação no dia 24, quinta-feira, pelas 9 horas.

Seguem-se, às 11 horas, as apresentações de três casos práticos de sucesso em Portugal e Espanha. José Pacífico, da Escola Profissional de Imagem (EPI), irá apresentar o exemplo da Escola de Tecnologia Imagem e Comunicação (ETIC). Magda Vicente, diretora do Pólo do Estoril da instituição, vai apresentar o modelo da Escola Profissional Val do Rio que oferece diversos cursos nas áreas tecnológicas e sociais. Miguel Esquíroz, da Província Salesiana de Santiago el Mayor – Madrid, vai apresentar a Fundação DBTech, recentemente criada.

Leia também  Réplica do módulo Columbus construída pelos Salesianos de Lisboa em exposição no Pavilhão do Conhecimento

As intervenções serão seguidas de momentos de discussão moderados pelo diretor executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Rodrigo Queirós e Melo.

O evento, com participação limitada, é dirigido aos diretores, administradores, diretores pedagógicos, psicólogos, professores e salesianos das várias escolas e presenças salesianas em Portugal.

Vão participar no Fórum de Discussão sobre o Ensino Profissionalizante 44 diretores, professores e psicólogos das casas salesianas do Estoril, Évora, Funchal, Lisboa, Manique, Porto e Setúbal.

“Quase todas as nossas escolas nasceram profissionais”, recorda Marcos Dias da Silva, coordenador da Equipa Provincial das Escolas Salesianas e Diretor Pedagógico dos Salesianos do Porto, tendo sofrido obrigatoriamente uma reestruturação “com o fim abrupto que tiveram nos anos 70”. Para o organizador do evento, o propósito do encontro “é refletir e conhecer bem a realidade do Ensino Profissional”, e “aprofundar a oferta formativa nas escolas salesianas, perspetivando-a numa lógica de autonomia, flexibilidade e inovação”.

No encontro serão apresentados os resultados de um inquérito realizado a alunos do 8.º ao 12.º ano das escolas salesianas sobre o ensino profissionalizante.

Artigos Relacionados