Rejoice!: Reviver o espírito da Jornada Mundial da Juventude 2023

Organizado pelo Serviço do Patriarcado de Lisboa e pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, decorreu, nos dias 19 e 20 de outubro, o encontro Rejoice! Tendo como objetivo recordar e invocar a Jornada Mundial da Juventude de 2023 (JMJ), este encontro nacional da Juventude juntou, em Lisboa, cerca de cinco mil jovens de todo o país.
O Movimento Juvenil Salesiano (MJS) juntou-se a esta celebração, com cerca de 60 jovens, oriundos das diferentes presenças salesianas de Portugal.

Prometendo recriar momentos marcantes da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, o Rejoice! reuniu, no Parque das Nações, em Lisboa, milhares de jovens que puderam reviver o entusiasmo daqueles dias.

O evento, marcado por momentos de reflexão, partilha e oração, contou com o Festival da Juventude, a Vigília de Oração, a Cidade da Alegria – onde o MJS também marcou presença -, bem como com os encontros “Rise UP”.

Proporcionando, assim, um ambiente de reencontro para muitos dos jovens que participaram na JMJ 2023, este encontro permitiu que os jovens continuassem a experiência espiritual vivida durante a Jornada Mundial da Juventude. Tal como revela Ana Miguel Teixeira, animadora do MJS de Arcozelo, “O Rejoice! foi, de facto, um tempo de reencontro com a alegria e de celebração desta experiência comunitária, onde revivemos a JMJ de 2023”.

Momentos marcantes

Entre os momentos mais marcantes do encontro esteve a celebração da Eucaristia, presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. Durante a homilia, o Patriarca convidou os jovens portugueses a serem “missionários” e a levarem a experiência do encontro. “Ser missionário, ser enviado, levando no coração algo, (…). Ser missionário é ser ocasião dessa vida na vida do outro. (…)”, sublinhou.

Para além das atividades espirituais, o evento ofereceu momentos de confraternização com música ao vivo, com a presença do já conhecido Pe. Guilherme, bem como partilha de experiências. Nas palavras de Ana Miguel Teixeira, “a energia contagiante do evento, combinada com música, oração e a partilha de experiências, constituiu o ‘pontapé de saída’, ideal para o ano jubilar que se aproxima”.

Leia também  “Economia de Francisco”: encontro digital pela mudança do modelo socioeconómico

Artigos Relacionados