“Spes non confundit”, Ano Santo

“Spes non confundit”, Ano Santo

O paradigma da existência humana é essencialmente o de peregrino, daquele que sabe que não tem aqui morada permanente.

No texto anterior, (conf. Boletim Salesiano n.º 605, pág. 5) referimo-nos aos dados históricos do Jubileu e à formulação feita pelo Papa Francisco na Proclamação da Bula do Jubileu Ordinário do Ano 2025. Nesta abordagem, apontamos dois elementos do Ano Santo: a Peregrinação e a Porta Santa.

Peregrinação

Caminhar com um propósito procurando um sentido novo para a vida, sempre foi uma constatação histórica no devir do ser humano. O Papa Francisco, na Bula de Proclamação, afirma que a peregrinação “representa um elemento fundamental de todo o evento jubilar. Pôr-se a caminho, é típico de quem anda à procura do sentido da vida”.

Neste tempo em que muitas ideologias defendem “portas” fechadas impedindo o direito que os povos têm de demandar lugares desconhecidos, o Papa reclama: “Deslocar-se dum país para o outro como se as fronteiras estivessem superadas, passar de uma cidade para outra contemplando a criação e as obras de arte, permitirá acumular experiências e culturas diferentes e levar dentro de si, harmonizada pela oração, a beleza que faz agradecer a Deus as maravilhas que Ele realizou”. O paradigma da existência humana é essencialmente o de peregrino, daquele que sabe que não tem aqui morada permanente. Não somos errantes, somos peregrinos de esperança!

Porta Santa

A Porta Santa da Basílica de São Pedro costuma estar emparedada de forma que só é aberta por ocasião da inauguração do Ano Santo que é sempre presidida pelo Papa.

A primeira notícia deste rito para a Basílica de São Pedro data de 1500, realizado pelo Papa Alexandre VI. A parede que sela a porta é desmontada dias antes da sua abertura. A este propósito foi divulgado um comunicado anunciando que o “Santo Padre abrirá a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 24 de dezembro do corrente ano 2024, iniciando-se assim o Jubileu Ordinário”.

Leia também  Dedicação e sintonia: Os traços de Dom Bosco na nossa fisionomia

Que os membros da Família Salesiana, em grupos organizados, ou individualmente, passem pela Porta Santa para obter as bênçãos de Deus.

Fotografia: Vatican Media/ANS

Publicado no Boletim Salesiano n.º 606 de novembro/dezembro de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados