Assinala-se, hoje, dia 11 de novembro, a 155ª Expedição Missionária, um momento que marca mais de um século de dedicação da Congregação Salesiana ao trabalho missionário.
Em 1875, Dom Bosco enviou a primeira equipa de missionários salesianos para a América do Sul, mais, especificamente, para a Argentina, respondendo a um chamamento que vinha além-fronteiras. Hoje, a visão permanece a mesma: levar a fé e a educação aos jovens e às comunidades marginalizadas, vivendo o carisma salesiano nos cinco continentes.
A expedição deste ano conta com 27 missionários que seguem para países onde a presença salesiana é vital, nomeadamente, África, Ásia e América Latina. Em cada um destes destinos, os missionários serão uma presença de esperança e de apoio para jovens em situação de vulnerabilidade.
Seguindo os passos de Dom Bosco, os 27 missionário irão dar continuidade ao compromisso missionário, iniciado por Dom Bosco. Hoje, com o mesmo entusiasmo e espírito de serviço, partilham o mesmo desejo de “partir para servir”, demostrando que a missão continua viva.
Esta celebração assume uma dimensão especial, uma vez que servirá de preparação para as celebrações do 150º aniversário da Primeira Expedição Missionária, que teve lugar em 1875.