Ancorados na esperança: o cartaz do Lema para 2025

“Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”, o Lema da Família Salesiana para o próximo ano já tem imagem. O cartaz é da autoria de Nuno Quaresma, designer, ilustrador e colaborador do Boletim Salesiano, e apresenta “claras referências eclesiais e salesianas”. 

Foi recentemente apresentado o cartaz do Lema do Reitor-Mor para a Família Salesiana do próximo ano. A Agência de Notícias Salesiana publicou o cartaz, escolhido após um concurso internacional. A imagem, da autoria de Nuno Quaresma, designer, ilustrador da Fundação Salesianos e colaborador do Boletim Salesiano português, traduz a mensagem do próximo ano “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”. 

A escolha recaiu na proposta de Nuno Quaresma, após a seleção do Vice-Reitor-Mor, Pe. Stefano Martoglio, e de uma equipa de colaboradores. O póster sintetiza as ideias que acompanharão a Família Salesiana ao longo do Ano Jubilar 2025. “Com uma rica paleta de cores, traços definidos e claras referências eclesiais e salesianas”, o póster ilustra o texto do Cardeal D. Ángel Fernández Artime para o próximo ano. 

“O objetivo desta proposta gráfica é contar a história rica e dinâmica da Família Salesiana, desde os primórdios até aos dias de hoje. Ela resume este percurso numa imagem única, captando um fenómeno singular e especial. A cena desenvolve-se entre os campos verdes do Colle Don Bosco e Valdocco, pontos de partida de uma viagem que se estende no tempo e no espaço por todo o mundo, de Turim a Buenos Aires. Representa a Família Salesiana que avança, com a proteção de Maria Auxiliadora, Mãe e Mestra. Na parte superior da composição estão os Alpes, que representam o fundamento e a fonte de onde brotam o carisma e a ação de Dom Bosco”, explicou o autor. 

“Dom Bosco, com o seu carinho, acolhe e indica a todos os seus jovens o caminho. Quando lhe perguntam: ⟪Para onde vamos, Dom Bosco?⟫, ele sorri e responde: ⟪Para o Céu!⟫. Ao lado dele, unidas na mesma dedicação, alegria e amor pelos jovens, estão Mãe Margarida e Madre Maria Domingas Mazzarello. A todos, elas lembram os momentos fundamentais desse avanço miraculoso. A Esperança torna-as crentes no futuro, pois o lugar onde vivem mais intensamente a esperança é a transcendência. No centro de cada ação está Jesus, o Bom Pastor, fonte e âncora de toda a Fé e confiança. Na sua Luz infinita e no seu Amor, acolhe Dom Bosco e todos os peregrinos, guiando-os e conduzindo o olhar dos espetadores para o caminho da plena realização”, continua. 

Leia também  Bispos Salesianos em Turim

“Cada jovem traz consigo os sinais e símbolos daqueles que projetam e constroem a paz no mundo, bem como dos artesãos e artistas da beleza e do entusiasmo, em busca do bem, especialmente a favor dos mais pobres e vulneráveis. Os jovens com mais idade caminham à frente, seguidos pelos mais novos. Esta é uma disposição simbólica, que evoca a transformação que ocorre através do acolhimento, do acompanhamento e da educação nas Comunidades Salesianas. No amor de Cristo e neste ambiente oratoriano, o medo e a vulnerabilidade transformam-se em coragem e esperança. Ancorados na esperança, constroem pontes e levam música, sonhos e alegria. No coração guardam as sementes mais fecundas e as ferramentas necessárias para concretizar os seus sonhos e objetivos”, acrescentou ainda o ilustrador Nuno Quaresma. 

O póster é completado pelos elementos textuais do lema e uma reinterpretação salesiana do logótipo do Jubileu de 2025

O cartaz está disponível nas seis línguas mais faladas na Congregação (inglês, espanhol, italiano, francês, polaco e português).

Artigos Relacionados