Na secção de notícias “Pátio digital”, o Boletim de outubro dos Salesianos Cooperadores da Região Ibérica destacou a história do Sacerdote DJ Pe. Guilherme Peixoto, a quem o Papa Francisco benzeu os auscultadores e que “acordou” a multidão que pernoitou no Campo da Graça na JMJ de Lisboa.
O Boletim de outubro dos Salesianos Cooperadores da Região Ibérica destacou a história do português Pe. Guilherme Peixoto, Sacerdote DJ.
O artigo com o título “Sacerdotes en el escenario” (“Padres no palco”) conta a história do Pe. Guilherme, que ficou conhecido após o concerto matinal que fez na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
O Pe. Guilherme é natural de Guimarães, onde nasceu em 1975. Foi ordenado sacerdote em 1999 e sempre manteve a sua ligação à música, com um grupo de música portuguesa, com uma banda pop-rock e, mais recentemente, com as sessões de música que apresenta. Em 2006 estreou-se como DJ num bar da paróquia que ele próprio criou para angariar donativos para recuperar a igreja de Laúndos, Póvoa de Varzim, de que é pároco.
“O objetivo de Peixoto é transmitir uma mensagem de paz e alegria para aproximar os jovens da geração Z da mensagem da Igreja através da sua música”, escreve o órgão de comunicação dos Cooperadores Salesianos.
O Padre Peixoto junta música techno e eletrónica com mensagens da Bíblia e frases dos Papas Francisco e João Paulo II nos seus espetáculos.
A sua apresentação na JMJ Lisboa 2023, em que “acordou” mais de um milhão de jovens antes da Missa de Envio, catapultou-o para uma agenda internacional.