pátio dom bosco

Salesianos de Manique: Concurso de robótica promove projetos educativos inovadores

A robótica desafia professores e alunos a desenvolverem um projeto tecnológico que resolva alguma necessidade real do seu meio escolar.

No ano passado, os Salesianos de Manique participaram na primeira edição em Portugal do concurso de robótica e programação RetoTech da Fundação Endesa. O RetoTech promove a criação de projetos educativos inovadores com uso de tecnologias como a robótica e a impressão 3D. O objetivo do concurso é encontrar um problema e a sua solução aplicando os conhecimentos de robótica aprendidos. No último ano letivo, alunos do 6.º G e um aluno do 5.º G dos Salesianos de Manique levaram o “Pátio Dom Bosco” à final do concurso.

Depois do sucesso nas nove edições em Espanha, que envolveram 4.600 professores e mais de 69.600 alunos, a Fundação Endesa estendeu o desafio aos alunos e professores das escolas portuguesas: desenvolver um projeto tecnológico que resolva alguma necessidade real do seu meio circundante, utilizando técnicas como a robótica para o efeito.

Numa primeira fase, a escola participou em sessões de formação focadas nos três blocos do programa: formação tecnológica, iniciação à robótica com Bitbloq e desenho e impressão 3D. Em seguida, passou às atividades em sala de aula com desafios propostos que envolveram a participação direta dos alunos. Cada projeto foi avaliado por um júri de acordo com a sua originalidade, criatividade, funcionalidade e beleza.

No projeto final, os alunos salesianos apresentaram o “Pátio Dom Bosco”, onde usaram os conhecimentos adquiridos e os materiais fornecidos pela Fundação Endesa e pela Bitbloq. Construíram robôs que representam os alunos, um robô que toca o hino da escola e faz correr a água da piscina, e uma turbina eólica cuja energia simboliza a alegria no pátio. No centro do pátio a figura de Dom Bosco, e, atrás dele, o “mural” com as bandeiras das 37 nacionalidades dos alunos que frequentam a escola dos Salesianos de Manique e que recordam que o pátio é um local de brincadeira, de jogos, de gargalhadas, de afetos, que não distingue nacionalidades. O projeto “Pátio Dom Bosco” foi desenvolvido nas aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC e Robótica) com a minha orientação e do técnico informático da escola, Nuno Alves, e a colaboração dos professores do Conselho de Turma, Hugo Ribeiro, Liliana Bispo, António Martinho e do fotógrafo da Fundação Salesianos, João Ramalho.

Leia também  31 dias com Maria: Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima

A curiosidade e o entusiasmo dos alunos foi patente: todos os alunos estiveram envolvidos e trabalharam com alegria na criação do “Pátio Dom Bosco”.

A experiência vai repetir-se este ano. A escola candidatou-se à 2.ª edição do RetoTech Fundación Endesa e vai trabalhar num novo projeto. As escolas selecionadas recebem equipamentos e os professores terão  a oportunidade de receber formação específica em didática de programação e robótica com Arduino, em desenho e impressão 3D e em programação para aplicações móveis.

Fotografia: João Ramalho

Publicado no Boletim Salesiano n.º 606 de novembro/dezembro de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados