Boletim Salesiano, 1984: O Capítulo Geral das novas Constituições

Boletim Salesiano, 1984: O Capítulo Geral das novas Constituições

No Boletim Salesiano de maio/junho de 1984, o Capítulo Geral 22, que trouxe a aprovação das Constituições renovadas, ocupa uma parte da edição.

Foram 189 os Salesianos, em representação de todas as Províncias do mundo, que compuseram a assembleia soberana. O Capítulo Geral 22 teve início a 10 de janeiro e encerrou no dia 12 de maio.

«O Capítulo Geral XXII foi o fruto da participação activa de toda a Congregação no estudo e na revisão das Constituições Salesianas. Estas, como Regra de Vida, são expressão concreta e viva do Espírito de D. Bosco, nos tempos em que nos toca conviver. A Casa Geral dos Salesianos, em Roma, foi nos últimos meses cenário de uma experiência de vida salesiana que só de tempos a tempos é possível fazer-se. Encontraram-se ali os actuais responsáveis das obras salesianas de todo o mundo, trazendo para a solução dos problemas sensibilidades diversas, embora convergindo todas para o mesmo objectivo: a fidelidade a D. Bosco, ao seu carisma e aos tempos de hoje. […]

Foi tarefa dos CG XXII proceder à revisão constitucional, levado não por um passadismo paralisante, mas olhos postas nos tempos que correm. Daí, o facto de o P. Viganò poder dizer, no discurso de encerramento, que as Constituições – «cartão» de identidade dos Salesianos na Igreja – são um «dom inestimável para o nosso futuro».

«Devemos sentir-nos chamados a trabalhar pastoralmente em ordem a um incremento vocacional e a um compromisso na formação inicial e permanente de modo a prevenir e a reduzir as desistências. Somos actualmente no mundo 17.300 salesianos (professos e noviços). Da nossa parte, a condição fundamental para o aumento numérico rumo ao ano dois mil só pode ser a melhoria constante da ‘qualidade’ salesiana».

Leia também  Consagrados: E quando chega a hora da felicidade?

«Ao pôr ponto final a tantas reflexões – referiu o Pe. Viganò –, a primeira reacção é de agradecimento ao Senhor por todo o bem de que fomos beneficiados e que espalhou por nosso intermédio, e a Maria Sua Mãe pela contínua protecção que nos dispensou nos anos difíceis de transformações profundas». Terminou com uma invocação a Maria Auxiliadora, à qual a Congregação se entregou «em acto solene e sinal de gratidão e gesto de filiação».

papa
Audiência no Vaticano

A assembleia reelege, a 28 de março, o Pe. Egídio Viganò para um segundo mandato. No dia 3 de abril, os capitulares são recebidos em audiência no Vaticano pelo Papa S. João Paulo II. “Fixai os olhos em D. Bosco; lede os seus escritos, retende os seus ensinamentos; rezai-lhe”, afirmou o Papa. Os trabalhos do CG22 prosseguiram com a eleição dos membros do Conselho Geral

vaticano
Participação portuguesa

No mesmo Boletim Salesiano é publicada uma entrevista com o Provincial,
Pe. José Pacheco, que, com o Pe. José Maria Ribeiro, participara na Pisana, em Roma, nos trabalhos do CG22 que se estenderam por quatro meses. “Para nós, este Capítulo é o das «Constituições renovadas»: por isso, deve marcar o início de uma época, rumo ao ano 2000”, afirmou

Boletim Salesiano, 1984: O Capítulo Geral das novas Constituições
Madre Teresa de Calcutá

A missionária visitou os Salesianos no decorrer do CG22, a 17 de abril. No seu discurso, em inglês, falou sobre a especial vocação salesiana junto dos mais pobres. “Não deixeis que nada ou ninguém separe o vosso amor de Cristo do amor dos pobres”, citou o BS

Publicado no Boletim Salesiano n.º 606 de novembro/dezembro de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados