Quais são as formas essenciais da oração cristã?

Comentário ao Compêndio do Catecismo /14

Enzo Bianchi

São a bênção e a adoração, a oração de petição e a intercessão, a acção de graças e o louvor. A Eucaristia contém e exprime todas as formas de oração.

(Compêndio do Catecismo n. 550)

As várias formas de oração cristã serão objeto de um aprofundamento em artigos futuros. Aqui gostaria de me deter na Eucaristia, sobre a qual o Catecismo escreve: “A Eucaristia contém e exprime todas as formas de oração: é «a oblação pura» de todo o corpo de Cristo «para glória do seu nome» (cf. Ml 1,11)” (CIC 2643). A Eucaristia é um mistério inesgotável, é “o mistério da fé” (1Tm 3,9), como se proclama no centro da oração eucarística. Em particular, a relação entre a Igreja e a Eucaristia é inseparável, segundo o famoso adágio: “a Igreja faz a Eucaristia e a Eucaristia faz a Igreja”.

Antes de mais, a Eucaristia é a fonte e o cume da vida da Igreja. O Concílio afirmou: “Da liturgia, e especialmente da Eucaristia, brota em nós, como de uma fonte, a graça, e para ela convergem, como para o seu fim, todas as outras atividades da Igreja, a santificação do homem e a glorificação de Deus em Cristo” (Sacrosanctum Concilium 10).

Precisamente na medida em que é fonte e cume da vida eclesial, a Eucaristia é também a sua norma e juízo: isto decorre do facto de ela ser a forma da igreja, isto é, de possuir a força capaz de modelar o corpo da comunidade cristã. Com efeito, o que é a Igreja senão a comunidade daqueles que deixam que a Eucaristia dê corpo à sua vida, até se tornarem homens e mulheres “eucarísticos” (Col 3,15)? A Eucaristia dá forma à vida da Igreja, plasmando-a como comunidade ao serviço de Deus e dos homens, segundo o exemplo de Cristo, o Servo do Senhor que, dando a sua vida por todos, cumpriu até ao fim a vontade de Deus na liberdade e no amor.

Leia também  Rosto de Cristo, rosto do Filho de Deus

Finalmente, a Eucaristia é uma força de comunhão na Igreja e entre as Igrejas. A este respeito, há que admitir que as divisões existentes tanto no seio das próprias Igrejas como entre elas manifestam a nossa inadequação para viver o mistério da Eucaristia. De facto, assim como o pão, semente de trigo espalhada pelos montes, reunida se tornou um só, assim a Eucaristia reúne a comunidade dos crentes no Senhor Jesus; assim como o Espírito Santo desce sobre o pão e o vinho e os transforma no corpo e no sangue do Senhor, assim também desce sobre a assembleia litúrgica, fazendo dos crentes “membros uns dos outros” (Rm 12,5; Ef 4,25) e, todos juntos, o único corpo de Cristo.

Quem compreendeu em profundidade a relação entre Eucaristia, oração das orações e a Igreja é Agostinho: “Se vós, cristãos, sois o corpo de Cristo, então sobre a mesa do Senhor está o vosso mistério e vós recebeis o vosso mistério… Sede o que vedes e recebei o que sois!”

(Família cristã, 25 de novembro de 2012)

Artigos Relacionados