Mirandela e Cabo Verde também fizeram a Festa da Santidade Juvenil

Mirandela e Cabo Verde também fizeram a Festa da Santidade Juvenil

As comunidades educativo-pastorais dos Salesianos de Mirandela e dos Salesianos de Cabo Verde celebraram a Santidade Juvenil com atividades especiais propostas pela Pastoral e pela Escola.

Com muito fervor e alegria, a Comunidade Educativa Salesiana de Cabo Verde celebrou a Festa da Santidade Juvenil, uma das grandes festas da escola.

A festa foi precedida pela habitual preparação espiritual que decorreu durante quatro dias, nos dias 25, 28, 29 e 30 de outubro, com o tema “Senhor, salva-me”, da passagem bíblica Mt 14, 22-31. Os alunos foram desafiados a assumirem as suas fragilidades e a confiá-las à graça de Deus. A festa, no dia 31, centrou-se nas duas Eucaristias, em simultâneo, no Pavilhão da escola, para o 2.º e 3.º Ciclo e Secundário, e na Capela de Maria Auxiliadora, para os alunos do 1º ciclo, presididas pelos salesianos Sacerdotes da Comunidade. A celebração contou também com professores, funcionários e alguns pais.

A festa prosseguiu com atividades desportivas, de várias modalidades, divididas em três locais: Estádio Municipal, Pavilhão e pórtico da escola, organizadas pela professora Celmira Veríssimo, Diácono Francisco Almendra e pelos professores da Educação Física, e culminando com a atribuição dos prémios aos vencedores.

“Uma tarde com santos juvenis e São Martinho”

Em Mirandela, a Festa de Santidade Juvenil tinha como objetivo olhar para todos os modelos de santidade juvenil e refletir na sua capacidade de iniciativa junto de outros jovens e de colocar os seus dotes para servir.

Por isso, no passado, dia 9 de novembro, teve lugar uma tarde de alegria, convívio e boa disposição partilhada entre todos, tanto na Eucaristia da festa presidida pelo nosso pároco e diretor, Pe. João de Brito, como nos restantes momentos de convívio, cultura e novas aprendizagens. No final da Eucaristia foi distribuída uma pagela a todos os participantes com o exercício da solidariedade praticada por São Martinho.

Leia também  Rússia: Oratório de Gatčina organiza acampamento de inverno para crianças e jovens

O programa incluiu um momento de acolhimento, a apresentação de uma síntese da vida de alguns jovens, peddy paper, jogos, animação musical, a que se seguiu o magusto de São Martinho e o lanche.

Artigos Relacionados