Como podemos tornar o sonho de Dom Bosco real no nosso dia a dia? Este foi o ponto de partida para a Assembleia Geral do Movimento Juvenil Salesiano, a nível Europeu e Médio Oriente.
Entre os dias 22 e 24 de Novembro, cerca de 80 participantes reuniram-se em Benediktbeuern, uma pequena vila na Alemanha, para a Assembleia Geral do Movimento Juvenil Salesiano Europeu e do Médio Oriente.
O encontro contou com a presença de Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e jovens ligados ao Movimento Juvenil Salesiano de 16 países. A assembleia elegeu três novos membros para a “Small Team”, partilhou as várias realidades, e aprofundou a forma como os jovens do MJS podem ser protagonistas, levando para as suas casas o sonho de Dom Bosco em quatro dimensões: jovens, formação, fé e missão.
Este fim-de-semana foi um espaço de partilha enriquecedora entre pessoas e países. Foi um tempo para conhecer melhor, compreender as realidades de outros países e para refletir sobre como podem os jovens e os animadores contribuir para a transformação do mundo.
Ao mesmo tempo, no ambiente vivido entre os participantes, foi possível perceber a riqueza das diferenças culturais, e que, apesar delas, o carisma salesiano continua a unir jovens de diversas origens numa mesma espiritualidade, com a mesma paixão por viver o sonho de Dom Bosco. Este “sonho” mantém-se vivo e presente em cada um, inspirando a viver com alegria, propósito e dedicação. “Making it real”, o mote do encontro, recorda que a missão de tornar esse sonho realidade é nossa, aqui e agora, no nosso quotidiano.
Sem dúvida, foi um tempo de graça, que desafiou a refletir profundamente sobre como podemos continuar a viver e partilhar o sonho de Dom Bosco no nosso contexto.
Como posso ser protagonista da minha vida e da minha comunidade?
Como contribuir, de forma concreta, para a realização desse sonho no dia a dia?
Estas questões acompanharam ao longo de todo o encontro e motivaram a procurar as respostas na vida de cada um, de modo a levar o sonho de Dom Bosco a outros jovens, encorajando-os a viver de forma autêntica a espiritualidade e o carisma salesiano.
Este encontro não só reforçou o compromisso do Movimento Juvenil Salesiano com a missão salesiana, como também fez perceber que, como jovens, somos chamados a ser agentes da mudança, a dar continuidade a um “sonho” que tem o poder de transformar verdadeiramente as vidas daqueles que nos rodeiam.