O princípio da relação do novo treinador da equipa principal do Sporting Clube de Portugal, João Pereira, com o futebol está ligado aos Salesianos. O Desportivo Domingos Sávio, o DDS, foi o primeiro clube de futebol do antigo jogador da seleção nacional. A história foi recordada na crónica de Luís Osório e em vários jornais portugueses.
Na crónica “Postal do Dia” da Antena 1, o jornalista Luís Osório recorda a infância de João Pereira, novo treinador da equipa sénior do Sporting Clube de Portugal. Em criança, tal como ele, começou a jogar à bola no Desportivo Domingos Sávio, “onde ricos e pobres se encontravam nos pelados das Oficinas de São José, em Campo de Ourique”.
“O João Pereira é o novo treinador do Sporting. Sucede a Rúben Amorim e talvez não consigas imaginar o mérito que tem por ter construído uma vida fora de tudo aquilo. Por ter conseguido ser o orgulho do Adelino e da Maria Manuela, um pai e uma mãe que nunca arriscaram ter mais filhos, que apenas o tiveram a ele, um menino a quem chamaram João, reguila e mexido miúdo de bairro que começou a jogar, como eu, no DDS onde ricos e pobres se encontravam nos pelados das Oficinas de São José, em Campo de Ourique”.
“Que tenha boa-sorte, mas aconteça o que acontecer o seu exemplo é extraordinário”, escreveu o jornalista.
Onde o sonho começou
A carreira de João Pereira como futebolista continuou depois no Benfica, onde começou como profissional em 2003/2004 e onde venceu o campeonato, depois jogou no Gil Vicente, no Sporting de Braga e, mais tarde, em 2009/2010, no Sporting. Seguiram-se Valência e Hannover, de novo o Sporting, e Trabzonspor. Regressa novamente ao Sporting na época 2020/2021, e é campeão nacional. Nesse ano trocou o relvado pelo banco de treinador. O ex-futebolista somou 40 jogos pela Seleção Portuguesa de Futebol e jogou no Europeu de 2012, na Ucrânia, e no Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil.
João Pereira tem 40 anos, e integra a equipa do Sporting desde 2021. Atualmente treinava a equipa B. A 11 de novembro passou a treinador principal.
Em novembro de 2012, João Pereira, numa publicação sua no Facebook, recordava o seu “primeiro clube Desportivo Domingos Sávio” com uma fotografia com o Salesiano António Silva, fundador do DDS.
O DDS foi fundado a 9 de março de 1968 pelo Salesiano António Silva, falecido a 13 de maio deste ano. Nomes como Ricardo Quaresma, Silas, José Carlos, Paulo Figueiredo e João Pereira, entre centenas de outros jovens, começaram a jogar no clube salesiano.
Este ano, a Federação Portuguesa de Futebol distinguiu o clube salesiano com o Prémio Quinas de Ouro 2024. “Este prémio — escreveu a administração do DDS — é de todos os que diariamente lutam contra tantas adversidades impostas a um clube de bairro, que se empenha para que dezenas de jovens pratiquem futebol”.