Antes de mais, considero o lema escolhido muito inspirador e muito corajoso: Paixão por Cristo.
Creio que, no meio de toda a pressa e urgência que a vida nos traz, não podemos esquecer que é a nossa relação pessoal com o Senhor que dá sentido a tudo o resto: à nossa vocação, à nossa missão, à Família Salesiana, à nossa presença entre os jovens para sermos sinais e portadores do amor de Deus.
Vejo também o Capítulo Geral 29 como uma ocasião privilegiada para discernir juntos o que Deus pede à nossa Congregação e a cada uma das nossas Províncias neste momento.
Mas discernir, sabendo que é mais do que tomar decisões sobre questões, mas que é, sobretudo, deixar que o nosso olhar se transforme, que as nossas opções e projetos permaneçam fiéis ao fundamental: os jovens pobres a quem somos enviados como comunidade e não como indivíduos.
E, finalmente, uma oportunidade preciosa e única de me sentir em comunidade com irmãos de outras províncias e de poder aproximar-me da realidade tão rica e tão plural que vivemos em cada lugar, agradecendo juntos o dom de nossa vocação.
* Pe. Fernando Miranda, sdb, Superior da Província Salesiana de Maria Auxiliadora, com sede em Sevilha, Espanha
Publicado no Boletim Salesiano n.º 607 de janeiro/fevereiro de 2025
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.