A rápida evolução tecnológica das últimas décadas tem vindo a transformar drasticamente a dinâmica da vida dos jovens, as rotinas e amplamente a vida social. O Departamento de Psicologia dos Salesianos de Lisboa quer reduzir o tempo em que os alunos usam o telemóvel.
Vivemos num mundo dominado pelas redes sociais. Os dispositivos móveis, mais concretamente os telemóveis, estão de tal forma introduzidos no nosso dia a dia, que temos a impressão que sempre vivemos com eles. Os telemóveis vão tendo cada vez mais funcionalidades, proporcionando-nos inúmeros benefícios ao tornar a comunicação mais rápida e otimizada, tendo a grande vantagem de facilitar o acesso rápido às diferentes áreas do conhecimento.
Em contrapartida, uma desvantagem prende-se com o facto de o seu uso prolongado ter efeitos secundários quer ao nível físico, psicológico, intelectual, emocional e social.
Em todo o mundo são os jovens, os adolescentes e principalmente os menores de 13 anos, que têm maior suscetibilidade de desenvolver problemas relacionados com a dependência dos telemóveis devido à sua falta de maturidade emocional e intelectual, mas qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode vir a tornar-se viciado na capacidade de socializar e por esse motivo os relacionamentos pessoais passam a ser sobretudo virtuais.
Enquanto educadores, temos um papel importante, junto das crianças e jovens, na gestão do tempo de ecrãs e no uso apropriado das tecnologias digitais, ajudando-as/os a tirar o melhor partido dos benefícios, a reduzir os riscos e a protegerem-se contra os perigos. Devemos promover um uso responsável e equilibrado da utilização do telemóvel dando a conhecer aos jovens as vantagens e desvantagens desse mesmo uso.
Neste sentido, surge o Projeto DESliga-te, desenvolvido pelas Psicólogas Leonor Moreira Rato e Rosário Costa do Departamento de Psicologia dos Salesianos de Lisboa, com o objetivo de minimizar/reduzir o tempo de utilização dos telemóveis em contexto escolar, tendo iniciado com a aplicação de questionários quer a todos os alunos quer aos pais. Posteriormente, em sala de aula, serão desenvolvidas estratégias de autorregulação, competências sociais e emocionais para promover o bem-estar físico e emocional dos alunos do 2.º e 3.º ciclo da nossa escola.
![](https://www.salesianos.pt/wp-content/uploads/sites/2/2025/01/bs607-educacao-telefones-4-min.avif)
![](https://www.salesianos.pt/wp-content/uploads/sites/2/2025/01/bs607-educacao-telefones-2-min.avif)
![](https://www.salesianos.pt/wp-content/uploads/sites/2/2025/01/bs607-educacao-telefones-3-min.avif)
Fotografia: João Ramalho
Publicado no Boletim Salesiano n.º 607 de janeiro/fevereiro de 2025
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.