Uma conferência sobre Dom Bosco para a Rainha D. Amélia

Foi o fundador da Oficina de São José do Porto e um dos responsáveis pela vinda dos Salesianos para Portugal. Em 1901 apresentou em Lisboa uma conferência sobre São João Bosco para a Rainha D. Amélia e outros convidados.

D. Sebastião Leite de Vasconcelos (1852-1923), Bispo português, fundou a Real Oficina de São José do Porto, em 1880, inspirado na obra de São João Bosco. Conheceu Dom Bosco, com quem se correspondia, e contribuiu para a vinda dos Salesianos para Portugal.

Em 1901, ainda sacerdote, o Pe. Sebastião apresenta na Igreja da Encarnação, em Lisboa, a conferência “A obra de D. Bosco e as Oficinas de S. José em Portugal”. Assistem à conferência a Rainha D. Amélia (1889-1908), o Núncio Apostólico, autoridades religiosas, salesianos, entre outros convidados.

A D. Amélia, ilustre convidada para a sessão, é apresentado o modelo das Oficinas de S. José fundadas em Turim por São João Bosco e para o qual o orador espera o apoio da Rainha nas várias instituições que em Portugal se dedicavam à educação e proteção de crianças e jovens sob o mesmo nome.

“Meus Senhores: haverá obra que inspire maior simpatia que esta, a de salvar de uma queda inevitável as pobres crianças lançadas pela ignorância  ou pelo abandono à influência do mal”, interpela o fundador da Oficina de São José do Porto.  

Artigos Relacionados