Associação dos Antigos Alunos do Estoril homenageia historiador José d’Encarnação

No último sábado, dia 1 de fevereiro, a Asssociação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril prestou homenagem a José d’Encarnação, historiador e antigo aluno. Amigos e antigos alunos juntaram-se à cerimónia.

A sede da Associação de Antigos Alunos Salesianos do Estoril recebeu no dia 1 de fevereiro uma sessão de homenagem ao antigo aluno José d’Encarnação.

“Figura incontornável da educação, cultura e investigação histórica do município de Cascais”, escreveu o gabinete de comunicação da Câmara Municipal de Cascais, José d’Encarnação foi homenageado pela carreira dedicada ao ensino, à história e à investigação. A cerimónia fez parte das comemorações do Dia Local do Antigo Aluno Salesiano.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e antigo aluno salesiano, presente na cerimónia, destacou a importância da celebração como uma justa retribuição pela carreira de José d’Encarnação, dedicada à história e ao ensino. “O Professor Doutor José d’Encarnação é um exemplo vivo do compromisso com o conhecimento, a comunidade e a cultura. A sua dedicação incansável ao estudo da história e à formação de gerações de cascalenses merece o nosso mais profundo reconhecimento. Esta homenagem é apenas uma justa retribuição a tudo o que ele tem dado ao concelho”, afirmou o autarca.

“Oitenta anos completados, estou na fase em que se lembram de me homenagear”, brincou o homenageado. E, sublinhando o facto de ser antigo aluno e antigo professor salesiano, agradeceu. “É agradável ver o nosso trabalho reconhecido e, fundamentalmente, verificar que a semente caiu em bom terreno e frutificou”.

As felicitações chegaram também de antigos alunos salesianos ligados ao campo da arqueologia e investigação como o caso de Nicolò Giuseppe Brancato, italiano, autor de diversas obras sobre história e epigrafia.

Fotografias: Câmara Municipal de Cascais

Artigos Relacionados