São João Bosco: escolas salesianas festejam dia do fundador

O dia 31 de janeiro é dedicado a recordar a vida e a obra de São João Bosco, fundador dos Salesianos. É também um dia de festa nas escolas e ambientes salesianos.

Um dia em cheio para prestar a devida homenagem ao Fundador São João Bosco em Évora. Eucaristia presidida por D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora e antigo aluno salesiano, com uma homilia que a todos prendeu pela forma emotiva como o Prelado, falou do carisma de Dom Bosco. Esta Eucaristia marcou o início do centenário da chegada dos salesianos a Évora que aconteceu a 19 de fevereiro de 1926. Ao longo do dia atividades com o protagonismo dos alunos. Em mais um ano, foi descerrada a bandeira do programa Eco-Escolas, a que se somou este ano o Diploma de Qualidade, pela implementação do projeto. Tempo também para uma experiência de realidade virtual com a participação de elementos do Exército e para o concurso “Nã Tejas desCONFIAado” (inspirado no programa televisivo “A Máscara”). Finalmente a bênção e a inauguração da Capela São José, num espaço contíguo ao pátio, onde a partir de agora, e seguindo o exemplo de São João Bosco, vai ser possível a qualquer hora uma “visita“ a Jesus Sacramentado. Dia pleno para os Salesianos de Évora elevarem os seus louvores a Deus pelo Pai Espiritual que foi concedido à juventude na pessoa de São João Bosco.

Os Salesianos do Porto também celebraram no dia 31 de janeiro, a Festa do fundador dos Salesianos, São João Bosco. O programa das atividades incluiu a Eucaristia e um Sarau da Alegria. dinamizar nesse dia. O Pavilhão Gimnodesportivo acolheu a festa para os alunos e também para os Pais e Encarregados de Educação que foram convidados a estarem presentes nos vários momentos do dia.

Leia também  Salesianos do Porto participam em projeto europeu de disciplina positiva na educação
Salesianos do Porto
Jogos, teatro, debates e celebrações

No Estoril, a festa de Dom Bosco começou com a Eucaristia com todos os alunos no pavilhão e uma celebração de D. Bosco com o Pré-Escolar. Ao longo do dia, os alunos de cada ciclo desenvolveram atividades e dinâmicas próprias. O Ensino Pré-Escolar esteve a fazer um chapéu de D. Bosco durante a manhã. O 1.º ciclo e o 2.º ciclo tiveram vários jogos na parte da manhã e, de tarde, um “Escape Room” pela escola sobre D. Bosco. Para o 3.º ciclo houve um “mega quizz” com jogos e o Ensino Secundário realizou o 1.º “Bosco Talks”.

Em Setúbal, a Festa de São João Bosco reuniu crianças, famílias e escuteiros. No passado sábado, 1 de fevereiro, a Paróquia de São José, em Setúbal, encheu-se de alegria para celebrar a Festa de São João Bosco, com a Eucaristia das 18h30 a reunir todas as crianças e famílias dos grupos da catequese e do escutismo. A igreja estava repleta e a participação foi intensa, com um animado grupo de acólitos e o coro dos escuteiros a enriquecerem a celebração. Um momento especial desta Missa foi a promessa de um novo dirigente do CNE, um gesto de entrega e compromisso com o movimento escutista, que valoriza o voluntariado dos adultos ao serviço da formação e do bem dos outros, seguindo o espírito do Bom Pastor e de Dom Bosco, patrono da juventude. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Juan Freitas, Delegado Provincial da Pastoral Juvenil Salesiana, que, na homilia, inspirou todos os presentes com três palavras-chave para a vida cristã: Confia, Coragem e Alegra-te! Foi uma celebração marcada pelo espírito salesiano e pelo entusiasmo de todos os que vivem a missão de Dom Bosco junto dos jovens.

Antigos Alunos e Oratórios

Também os Antigos Alunos do Funchal assinalaram a Festa de São João Bosco. Como vem acontecendo desde há anos, no último domingo de janeiro, o Centro de Antigos Alunos Salesianos do Funchal organizou a presença dos antigos alunos na igreja paroquial do Atouguia, na Calheta, para celebrar o Dia de São João Bosco. O Pe. Gonçalo Manuel, sdb, celebrou a Eucaristia, juntamente com o pároco local, Pe. Silvano Gonçalves. Depois da Missa, no salão paroquial, decorreu um almoço convívio com cerca de 50 antigos alunos e familiares. Um tempo propício para conversas, abraços e avivar memórias esbatidas pelo passar dos anos.

Leia também  Salesianos reunidos em Festa Provincial

A Paróquia de São Tiago, em Almada, organizou atividades especiais para as crianças e jovens do Oratório de São João Bosco.

Artigos Relacionados