Salesianos abrem Capítulo Geral 29

Salesianos abrem Capítulo Geral 29 para “pensar a Congregação em todos os níveis”

No passado domingo, dia 16 de fevereiro, teve início o 29º Capítulo Geral dos Salesianos. Este é um encontro de grande relevância, que reúne 230 participantes de todo o mundo, e que tem como como principais objetivos a definição das prioridades para o próximo sexénio e a eleição do novo Reitor-Mor, bem como do seu Conselho Geral.

A proclamação oficial da abertura do 29º Capítulo Geral (CG29), que teve lugar no teatro da Casa Mãe, em Valdocco – Turim foi confiado ao Pe. Alphonse Owoudou, Regulador do Capítulo, às 18h15 de domingo, dia 16 de fevereiro. Foi desta forma que teve, formalmente, início o encontro que reúne 230 provinciais e delegados da Sociedade de São Francisco de Sales, que estão reunidos para alimentar o carisma de Dom Bosco, expresso no tema: “Apaixonados por Jesus Cristo, consagrados aos jovens.”

Ainda durante a sessão de abertura, o Pe. Stefano Martoglio, presidente do Capítulo, destacou, a missão confiada à assembleia: “pensar a Congregação em todos os níveis”.

Já na celebração eucarística, que teve lugar na Basílica de Maria Auxiliadora, e durante a homilia, o Cardeal Roberto Repole, Arcebispo de Turim e antigo aluno salesiano afirmou: “Não se trata de abordar uma tarefa organizativa, mas de encarnar a missão da Igreja: levar ao mundo e à humanidade o olhar de Cristo, chamando as injustiças pelos seus nomes. Apenas Ele pode vencer a injustiça e a opressão”.

Missão educativa e evangelizadora dos Salesianos no mundo

Durante os próximos dois meses, os superiores gerais e delegados da Congregação Salesiana irão analisar o caminho percorrido, projetar o futuro e, sobretudo, discernir sobre os desafios que se colocam à missão educativa e evangelizadora dos Salesianos no mundo.

Portugal marca presença neste encontro através do Provincial, Pe. Tarcízio Morais, e do Delegado ao Capítulo, Pe. João Chaves. Ambos integram as sessões de trabalho que procuram alinhar a ação salesiana com as necessidades emergentes da juventude, especialmente daqueles que se encontram em situações de maior vulnerabilidade.

Artigos Relacionados